Glossário
Buddhista
* ABHIDHARMA
PITAKA (sânsc.; pāli ABHIDHAMMA PITAKA) - compilação de ensinamentos sobre
filosofia, psicologia e metafísica. Veja TRIPITAKA.
*
ABHIDHARMA-KOSHA (sânsc.) - texto do monge indiano VASUBANDHU (século V) sobre
a escola SARVASTIVADA.
* ABHISHEKA
(sânsc.; tib. WANGKUR/ DBANG SKUR) - ordenação, iniciação.
* ACHAAN,
AJAHN - professor ou monge mais velho no buddhismo tailandês.
* ACHARYA
(sânsc.; jap. AJARI) - professor, mestre.
* ADI-BUDDHA
- veja SAMANTABHADRA.
* AGAMA
(sânsc.; pāli NIKĀYA) - coleção de escrituras buddhistas (SUTRA).
* AGREGADO -
veja SKANDHA.
* AHIMSA
(sânsc. e pāli) - não-violência.
* AKSHOBHYA -
um dos cinco DHYANI-BUDDHAS.
*
ALAYA-VIJNANA (sânsc.)- consciência armazém; conceito da escola YOGACHARA para
definir uma consciência cósmica que armazena todos os fenômenos.
* AMITABHA
(sânsc.; chin. O-MI-TUO; jap. AMIDA; tib. ÖPAGMED/ 'OD DPAG MED) - um dos cinco
DHYANI-BUDDDHAS, associado à TERRA PURA do oeste, Sukhavati.
* ANAGARIKA
(sânsc.) - monge sem casa.
* ANANDA -
primo do Buddha SHAKYAMUNI e um de seus principais discípulos.
* ANAPANASATI
(pāli) - meditação sobre a respiração.
* ANATMAN
(sânsc.; pāli ANATTA) - não-eu, não-ego, não-essência; ausência de qualquer
indivíduo ou essência independente ou permanente. Veja TRILAKSHANA.
*
ANGUTTARA-NIKĀYA (pāli) - Coleção Numérica; uma das seções do SUTTA PITAKA.
* ANITYA (sânsc.; pāli ANITTA; chin. WU-CH'ANG; jap.
MUJÔ; tib. MI RTAG PA/
MITAGPA) - impermanência. Veja TRILAKSHANA.
* ANTARABHAVA
(sânsc.) - veja BARDO.
*
ANUTTARA-SAMYAK-SAMBODHI (sânsc.; jap. ANOKUTARA-SANMYAKU-SANBODAI) -
iluminação insuperável, completa e perfeita.
* ARHAT (sânsc.; pāli ARAHAT, chin. LO-HAN, jap.
RAKAN; tib. DRACHOMPA/
DGRA BCOM PA) - ser perfeito, aquele que conseguiu superar o sofrimento do
SAMSARA e alcançar o NIRVANA; o objetivo das escolas não-Mahayana. Pode ser ouvinte
(SHRAVAKA) ou realizador solitário (PRATYEKA-BUDDHA).
* ARYADEVA -
monge indiano (século III), discípulo de NAGARJUNA; um dos fundadores da
filosofia MADHYAMIKA.
* ARYASATYA
(sânsc.; pāli ARYASATTA) - veja QUATRO VERDADES NOBRES.
* ASANGA -
monge indiano (século IV), fundador da escola YOGACHARA, irmão de VASUBANDHU.
* ASHOKA -
rei indiano (século III) da dinastia Maurya, grande propagador do buddhismo.
* ASHVAGHOSHA
- poeta e filósofo MAHAYANA indiano (séculos I-II).
* ASURA
(sânsc. e pāli) - semi-deus, titã; um dos seis GATI.
* ATISHA
DIMPAMKARA SHRIJNANA (sânsc.; tib. JOWOJE/ JO BO RJE) - monge indiano que
fundou a escola KADAM do buddhismo tibetano.
* ATI-YOGA
(sânsc.) - YOGA primordial, DZOGCHEN.
*
AVALOKITESHVARA (sânsc.; chin. KUAN-YIN, KUAN-HSI-YIN; jap. KANNON, KANZEON,
KANJIZAI; tib. CHENREZIG/ SPYAN RAS GZIGS) - no buddhismo MAHAYANA, o
BODHISATTVA da grande compaixão.
* AVATAMSAKA
SUTRA (sânsc.; jap. KEGON-KYÔ) - Discurso da Guirlanda de Flores; texto do
buddhismo MAHAYANA de grade importância para as escolas HUA-YEN e KEGON.
* AVIDYA
(sânsc.; pāli AVIJJA; chin. WU-MING; jap. MUMYÔ; tib. MARIGPA/ MA RIG PA) - ignorância,
delusão.
* AYATANA
(sânsc.) - entradra, isto é, os seis órgãos dos sentidos (olhos, ouvidos,
nariz, língua, corpo, mente) e, às vezes, refere-se também aos seus seis
objetos (cores, sons, odores, sabores, sensações táteis e pensamentos),
abarcando do o mundo epistemológico.
BANKEI EITAKU YOTAKI - monge ZEN japonês
(1622-1693) da linhagem RINZAI.
BARDO (tib. BAR DO; sânsc. ANTARABHAVA) - no
buddhismo tibetano, o estado intermediário entre a morte e o renascimento; uma
das seis yogas de Naropa (tib. NARO CHÖDRUG).
BARDO TÖDRÖL (tib. BAR DO THOS SGROL) -
Liberação através da Compreensão no Estado Intermediário; popularmente
conhecido como o "Livro Tibetano dos Mortos", texto sobre o processo
da morte e renascimento.
BASSUI ZENJI - monge ZEN japonês (1327-1387)
da escola RINZAI.
BHAISHAJYAGURU (sânsc.; chin. YAO-HSI-FU;
jap. YAKUSHI NYORAI; tib. MENGYI LAMA/ SMAN GYI BLA MA) - no buddhismo
MAHAYANA, o BUDDHA da medicina, o buddha curador.
BHANTE - senhor, venerável senhor.
BHAVA-CHAKRA (sânsc.; tib. SIPE KHORLO/ SRID
PA'I KHOR LO) a roda da vida; representação iconográfica dos seis reinos (GATI)
do SAMSARA.
BHAVANA (sânsc. e pāli) - meditação.
BHIKSHU (sânsc.; pāli BHIKKHU) - monge.
BHIKSHUNI (sânsc.; pāli BHIKKHUNI) - monja.
BHUMI (sânsc.) - no buddhismo MAHAYANA, cada
um dos dez estágios do BODHISATTVA até alcançar a iluminação (BODHI).
BINDU (sânsc.; pāli THIGLE/ THIG LE) - no
buddhismo VAJRAYANA, essência ou gota de energia sutil.
BODHI (sânsc. e pāli; chin. WU;
jap. SATORI, KENSHÔ; tib. JANGCHUB/
BYANG CHUB) - iluminação, despertar.
BODHICHITTA (sânsc.) - mente da iluminação;
no buddhismo MAHAYANA, a mente altruísta que visa beneficiar a todos os seres;
a mente do BODHISATTVA.
BODHIDHARMA (sânsc.; chin. P'U-T'I-TA-MO;
jap. BODAI DARUMA) - um dos ancestrais do ZEN (séculos V-VI) que introduziu
esta escola na China.
BODHISATTVA (sânsc.; pāli BODHISATTA; chin.
P'U-SA; tib. BOSATSU, BODAISATTA; tib. JANGCHUBSEMPA/ BYANG CHUB SEMS DPA') -
ser da iluminação; no buddhismo MAHAYANA, ser de grande compaixão que procura
ajudar a todos os seres, praticando as seis perfeições (PARAMITA) e realizando
a mente da iluminação (BODHICHITTA).
BÖN[-PO] (tib. BON [PO]) - religião xamânica
tibetana anterior à introdução do buddhismo.
BOROBUDUR - grande construção em forma de
MANDALA, na ilha de Java, Indonésia.
BOSATSU (jap.) - veja BODHISATTVA.
BRAHMA-VIHARA (sânsc. e pāli) - meditações
ilimitadas; amor (MAITRI), compaixão (KARUNA), alegria (MUDITA) e equanimidade
(UPEKSHA).
BUDDHA (sânsc.; chin. FO; jap. HOTOKE, BUTSU; tib. SANGYE/ SANGS
RGYAS) - desperto, iluminado; aquele que alcançou a iluminação (BODHI), um dos
três preciosos (TRIRATNA).
BUDDHAGHOSHA - monge da escola THERAVADA
(século IV) que estudou no Sri Lanka; autor do VISUDDHI-MAGGA.
BUDDHAT[V]A (sânsc.; jap. BUSSHÔ; tib.
SANGYENYID/ SANGS RGYAS NYID) - natureza búddhica.
BUTSU (jap.) - veja BUDDHA.
BUTSUDAN (jap.) - no buddhismo japonês,
pequeno altar familiar.
CHAKRA (sânsc.) - roda; centro de energia
sutil.
CH'AN (chin.) - veja ZEN.
CHA-NO-YU (jap.) - cerimônia do chá.
CH'ENG-SHIH (chin.; jap. JÔJITSU) - escola
chinesa, baseada nos ensinamentos da filosofia indiana SAUTRANTIKA; seu texto
principal é o SATYASIDDHI, escrito por HARIVARMAN (século IV).
CHENREZIG (tib. SPYAN RAS GZIGS) - veja
AVALOKITESHVARA.
CHIEN-CHEN (chin.; jap. GANJIN) - monge
chinês (688-763), fundador da escola LÜ-TSUNG (jap. RITSU).
CHIH-I (chin.; jap. CHISHA) - monge chinês
(538-597), fundador da escola T'IEN-T'AI (jap. TENDAI).
CHIH-KUAN (chin.) - veja SHAMATHA-VIPASHYANA.
CHIH-TUN - monge chinês (314-366), fundador
da escola Prajna.
CHI-KUAN (chin.) - veja KÔAN.
CHING-T'U[-TSUNG] (chin.; jap. JÔDO-[SHÛ]) - escola fundada pelo
monge chinês HUI-YÜAN em 402, centralizada na veneração do Buddha AMITABHA.
CHITTAMATRA (sânsc.) - apenas mente;
principal ensinamento da filosofia YOGACHARA.
CHI-TSANG - monge chinês (549-623) da escola
SAN-LUN (SANRON), autor de diversos comentários sobre a filosofia MADHYAMIKA.
CHÖ (tib. BCOD) - cortar; no buddhismo
tibetano, medição para "cortar" o conceito de personalidade.
CHÖRTEN (tib. CHOS RTEN) - veja STUPA.
CHU-HUNG - monge chinês (1535-1615) que
desenvolveu um movimento leigo, combinando as escolas ZEN e JÔDO.
CHU-SHE (chin.; jap. KOSHA) - escola chinesa
baseada nos ensinamentos do ABHIDHARMA-KOSHA; fazia parte da escola FA-HSIANG
(jap. HOSSÔ).
DAGOBA (sing.) - veja STUPA.
DAIGIDAN (jap.) - grande dúvida; um dos TRÊS
PILARES DO ZEN.
DAINICHI-KYÔ (jap.) - veja
MAHAVAIROCHANA-SUTRA.
DAIOSHÔ (jap.) - grande monge; termo
honorífico de mestres ZEN.
DAISHI (jap.) - grande mestre; título
honorífico do buddhismo japonês.
DAISHIKAN (jap.) - grande raiz de fé; um dos
TRÊS PILARES DO ZEN.
DAITOKU-JI (jap.) - Monastério da Grande
Virtude; um dos maiores monastérios ZEN de Kyôtô, no Japão.
DAKINI (tib. KA[N]DRO[MA]/ MKA' GRO [MA]) -
No buddhismo VAJRAYANA, ser de sabedoria feminino, irado, que transmite
ensinamentos tântricos.
DALAI LAMA (tib. TA LA'I BLA MA) - Oceano de
Sabedoria; título honorífico concedido pelo príncipe mongol Althan Kham ao
líder da escola tibetana GELUG, em 1578.
DANA (sânsc. e pāli) - generosidade; um dos
seis PARAMITAS.
DANGYÔ (jap.) - veja LIU-TSU TA-SHIH
FA-PAO-T'AN-CHING.
DARUMA (jap.) - veja BODHIDHARMA.
DENKÔROKU (jap.) - Transmissão da Luz; coletânea
de episódios sobre as transmissões da escola SÔTÔ ZEN.
DEVA (sânsc. e pāli) - deus, divindade; um
dos seus GATI.
DHAMMAPADA (pāli) - parte do KHUDDAKA-NIKĀYA
com 426 versos sobre o ensinamento buddhista.
DHARANI (sânsc.) - no buddhismo MAHAYANA e
VAJRAYANA, pequenas escrituras com sílabas de significado simbólico, geralmente
mais longos que os MANTRAS.
DHARMA (sânsc.; pāli DHAMMA; chin. FA; jap.
HÔ; tib. CHÖ/ CHOS) - o ensinamento de BUDDHA, uma das Três Jóias (TRIRATNA);
com letra minúscula, dharma geralmente se refere a um fenômeno ou manifestação
da realidade.
DHARMACHAKRA (sânsc.; pāli DHAMMACHAKKA) -
roda do Dharma; o símbolo do buddhismo.
DHARMAGUPTAKA (sânsc.; pāli DHAMMAGUTTIKA;
chin. LÜ-TSUNG; jap. RITSU[-SHÛ]) - protetor do ensinamento; escola fundada
pelo monge indiano Dharmaguptaka, pertencente ao grupo STHAVIRAVADA.
DHARMAKAYA (sânsc.; tib. CHÖKU/ CHOS SKU) -
corpo do Dharma; um dos três corpos (TRIKAYA).
DHARMAKIRTI - monge indiano (século VII) da
filosofia YOGACHARA.
DHARMAPALA - guardião dos ensinamentos,
protetor do DHARMA.
DHATU (sânsc.) - campo, esfera, reino (do
desejo, da forma e da não-forma).
DHATUGABBHA (pāli) - veja STUPA.
DHATUGARBHA (sânsc.) - veja STUPA.
DHYANA (sânsc.; pāli JHANA; chin. CH'AN; jap.
ZEN; tib. SAMTEN/ BSAM GTAN) - concentração, absorção meditativa.
DHYANI-BUDDHA (sânsc.) - BUDDHA meditacional;
no buddhismo MAHAYANA, os cinco buddhas transcendentes que representam os
aspectos da mente iluminada; VAIROCHANA, AMITABHA, AMOGHASIDDHI, AKSHOBHYA e
RATNASAMBHAVA.
DIGHA-NIKĀYA (pāli) - Coleção Longa; uma das
seções do SUTTA PITAKA.
DIGNAGA - monge indiano (480-540) da escola
YOGACHARA.
DIPAMKARA - BUDDHA lendário de um passado
distante.
DÔGEN ZENJI - monge ZEN japonês (1200-1253),
fundador da escola SÔTÔ.
DOKUSAN (jap.) - entrevista formal de
estudante ZEN com seu mestre.
DORJE (tib. RDO RJE) - veja VAJRA.
DOSA (pāli) - raiva, ódio, má vontade.
DOSHÔ - monge japonês (629-700), fundador da
escola HOSSÔ.
DRILBU (tib. DRIL BU) - veja GANTHA.
DUHKHA (sânsc.; pāli DUKKHA; chin. K'U; jap.
KU; tib. SDUG BSNGAL/ DUNGEL) - sofrimento, dor; uma das QUATRO VERDADES
NOBRES. Veja também: TRILAKSHANA.
DVESHA (sânsc.) - raiva, ódio, má vontade.
DZOGCHEN (tib. RDZOGS CHEN) - Grande
Perfeição; principal ensinamento da escola tibetana NYINGMA.
EIHEI-JI - Monastério da Paz Eterna; um dos
principais monastérios da escola SÔTÔ ZEN no Japão.
EISAI ZENJI - monge japonês (1141-1215) da
linhagem RINZAI ÔRYÔ, que introduziu o ZEN no Japão.
EKA (jap.) - veja HUI-K'O.
ENGAKU-JI - Monastério da Iluminação
Completa; monastério ZEN fundado em 1282 na cidade de Kamakura, no Japão.
ENNIN - monge japonês (793-864) da escola
TENDAI, discípulo de SAICHÔ.
EN'Ô (jap.) - veja HUI-NENG.
ENSÔ (jap.) - círculo; no buddhismo ZEN,
símbolo do vazio, do absoluto, da iluminação.
FA-HSIANG (chin.; jap. HOSSÔ) - escola
chinesa fundada por HSÜAN-TSANG (600-664) e K'UEI-CHI (638-682), com base na
filosofia indiana YOGACHARA.
FA-HSIEN - monge peregrino chinês (337-422)
que viveu muitos por anos na Índia.
FA-LANG - monge chinês (507-581) da escola
SAN-LUN.
FUGEN (jap.) - veja SAMANTABHADRA.
FUKAN-ZAZENGI (jap.) - Princípios Gerais para
a Prática da Meditação; texto de DÔGEN ZENJI.
GAMPOPA (tib. SGAM PO PA) - monge tibetano
(1079-1153), fundador da escola KAGYÜ.
GANTHA (sânsc.; jap. KONGÔ-REI; tib. DRILBU)
- no buddhismo VAJRAYANA, instrumento que representa a sabedoria (PRAJNA).
GANJIN (jap.) - veja CHIEN-CHEN.
GATI (sânsc.) - modo de existência em um
reino do samsara; divino (DEVA), semi-divino (ASURA), humano (MANUSHYA), animal
(TIRYAK), fantasmagórico (PRETA) ou infernal (NARAKA).
GELUG[-PA] (tib. DGE LUGS [PA]) - escola
VAJRAYANA fundada pelo monge tibetano TSONGKHAPA (1357-1419), centralizada nos
ensinamentos do LAMRIM.
GENJOKÔAN (jap.)- O KÔAN da Vida Diária;
texto de DÔGEN ZENJI.
GOKE-SHICHISHÛ (jap.) - cinco casas e sete
escolas; as linhagens do buddhismo ZEN chinês surgidas durante a dinastia Tang
(618-907).
GRANDE VEÍCULO - veja MAHAYANA.
GRIDHRAKUTA (sânsc.) - Pico dos Abutres;
montanha indiana onde SHAKYAMUNI teria transmitido os ensinamentos MAHAYANA.
GURU (sânsc.; tib. LAMA/ BLA MA) - mestre
espiritual, uma das TRÊS RAÍZES do buddhismo VAJRAYANA.
GURU RINPOCHE (tib.) - Mestre Precioso; veja
PADMASAMBHAVA.
GYULÜ (tib. SGYU LUS) - corpo ilusório; uma
das seis yogas de Naropa (NARO CHÖDRUG).
HAIKU (jap.) - poesia japonesa de dezesseis
sílabas.
HAKUIN ZENJI - monge ZEN japonês (1689-1769)
da escola RINZAI, autor do famoso KÔAN "qual o som de uma só mão batendo
palmas?"
HANKA-FUZA (jap.) - postura de meio-lótus, na
qual uma perna fica sobre a outra.
HANNYA (jap.) - veja PRAJNA.
HANNYA SHINGYÔ (jap.) - veja
MAHAPRAJNAPARAMITA-HRIDAYA SUTRA.
HARIVARMAN - monge indiano (século IV) cujos
trabalhos originaram a escola SATYASIDDHI (chin. CH'ENG-SHIH, jap. JÔJITSU).
HASSU (jap.) - sucessor do dharma, ancestral,
patriarca.
HAYAGRIVA (sânsc.; jap. BATÔ MYÔ-Ô; tib.
TADRIN/ RTA MGRIN) - manifestação irada de AVALOKITESHVARA, com cabeça de
cavalo.
HINAYANA (sânsc.) - Pequeno Veículo; no
MAHAYANA, termo pejorativo originalmente usado para denegrir a escola
SARVASTIVADA e suas dissidências, SAUTRANTIKA e VAIBHASHIKA; no VAJRAYANA, a
primeira etapa do caminho espiritual, o fundamento para as práticas do
MAHAYANA.
HÔGEN[-SHÛ] (jap.; chin. FA-YEN[-TSUNG]) -
escola ZEN chinesa da tradição GOKE-SHICHISHÛ.
HÔNEN - monge japonês (1133-1212), fundador
da escola da TERRA PURA (jap. JÔDO[-SHÛ]).
HOSSÔ (chin. FA-HSIANG) - escola japonesa
fundada pelo monge DÔSHÔ (629-700), com base nos ensinamentos da escola chinesa
FA-HSIANG.
HOTEI (jap.) - veja PU-TAI.
HOTOKE (jap.) - veja BUDDHA.
HSÜAN-TSANG - monge peregrino chinês
(600-664), fundador da escola FA-HSIANG, traduziu muitos textos do sânscrito
para o chinês.
HUA-YEN (jap. KEGON) - Escola da Guirlanda de
Flores; escola chinesa fundada pelo monge FA-TSANG (643-712) com base nos
ensinamentos do AVATAMSAKA SUTRA.
HUI-K'O (jap. EKA) - monge ZEN chinês
(487-593), discípulo e sucessor de BODHIDHARMA.
HUI-NENG (jap. EN'Ô) - monge ZEN chinês
(638-713), sexto patriarca do ZEN na China.
HUI-YÜAN - monge chinês (336-416), fundador
da escola da TERRA PURA (chin. CHING-T'U[-TSUNG]).
HUNG-JEN (jap. GUNIN, KÔNIN) - monge chinês
(601-674), quinto patriarca do ZEN na China.
I-CHING - monge e peregrino chinês (635-713),
um dos principais tradutores de textos do sânscrito para o chinês.
ILUMINAÇÃO - veja BODHI.
INDRIYA (sânsc. e pāli) - faculdade dos
sentidos, órgão dos sentidos.
INGA (jap.) - causa e efeito, KARMA.
INKA-SHÔMEI (jap.) confirmação da transmissão
ZEN de um mestre a um discípulo.
INNEN (jap.) - causa e efeito, KARMA.
ISHTA-DEVATA (sânsc.; tib. YI DAM) - no
buddhismo VAJRAYANA, divindade meditacional.
ISHIN-DENSHIN (jap.) - no buddhismo ZEN,
transmissão de coração-mente para coração mente.
JAMGÖN KONGTRÜL (tib. 'JAM MGON KONG SPRUL) -
monge tibetano (1813-1899), um dos criadores do movimento RIME.
JAMPA (tib. BYAMS PA) - veja MAITREYA.
JAMPEL (tib. 'JAM DPAL) - veja MANJUSHRI.
JATAKA - seção do KHUDDHAKA-NIKĀYA com as
lendas sobre as vidas passadas do Buddha SHAKYAMUNI.
JE RINPOCHE (tib. JE RIN PO CHE) - veja
TSONGKHAPA.
JIRIKI (jap.) - poder próprio (para alcançar
a iluminação); o oposto de TARIKI.
JIZÔ (jap.) - veja KSHITIGARBHA.
JÔDO-SHIN[-SHÛ] (jap.) - Verdadeira Escola da
TERRA PURA, fundada pelo monge japonês SHINRAN (1173-1262), com base nos
ensinamentos da escola JÔDO[-SHÛ].
JÔDO[-SHÛ] (jap.) - Escola da TERRA PURA,
fundada pelo monge japonês HÔNEN (1133-1212) com base na escola
CHING-T'U[-TSUNG] chinesa.
JÔJITSU (jap.) - Escola da Perfeição da
Verdade, fundada no Japão pelo monge coreano EKWAN em 625, com base na escola
CH'ENG-SHIH chinesa. A escola não existe independentemente, mas sim como uma
parte da escola japonesa SANRON (chin. SAN-LUN).
JÛGYÛ[-NO]-ZU (jap.) - Dez Figuras de
Boiadeiro; representação gráfica dos diversos níveis de realização ZEN.
JÛJÛ[-KIN]-KAI (jap.) - Dez Preceitos
Principais da escola ZEN (não matar, não roubar, não cometer adultério, não
mentir, não difamar, não ser orgulhoso ao elogiar, não cobiçar, não ter raiva,
não difamar as Três Jóias).
JÛKAI (jap.) - receber os preceitos buddhistas.
KADAM[-PA] (tib. BKA' GDAMS [PA]) - Escola da
Instrução Oral, escola VAJRAYANA tibetana fundada pelo monge indiano ATISHA
(980/90-1055), precursora da escola GELUG.
KAGYÜ[-PA] (tib. BKA' RGYUD [PA]) - Escola da
Transmissão Oral, escola VAJRAYANA tibetana fundada pelo monge GAMPOPA
(1079-1153), centralizada nos ensinamentos MAHAMUDRA.
KALACHAKRA (tib. DÜKYI KHORLO/ DUS KYI 'KHOR
LO) - Roda do Tempo; o TANTRA mais complexo e popular do buddhismo VAJRAYANA
tibetano.
KALYANAMITRA (sânsc.; pāli KALUANAMITTA) -
bom amigo, amigo espiritual, mestre.
KALPA (sânsc.; pāli KAPPA) - período de tempo
correspondente a 4.320.000 anos.
KANCHÔ (jap.) - abade geral de um monastério
ZEN.
KHANDROMA (tib. MKHA' 'GRO MA) - veja DAKINI.
KANGYUR TENGYUR (tib. BKA' GYUR BSTAN 'GYUR)
- Tradução da Palavra e Tradução do Ensinamento; o cânone do buddhismo
tibetano.
KANNON (jap.) - veja AVALOKITESHVARA.
KANZEON (jap.) - veja AVALOKITESHVARA.
KARMA (sânsc.; pāli KAMMA; jap. INGA, INNEN;
tib. LE/ LAS) - ação; causa e efeito.
KARMAPA (tib. KA RMA PA) - líder da escola
tibetana KARMA KAGYÜ.
KARUNA (sânsc. e pāli) - compaixão; um dos
quatro BRAHMA-VIHARAS.
KASAYA (sânsc.) - veja KESA.
KEGON-KYÔ (jap.) - veja AVATAMSAKA SUTRA.
KEGON[-SHÛ] (jap.) - Escola da Guirlanda de
Flores; escola fundada no Japão pelo monge chinês Shen-hsiang (jap. Shinshô),
com base nos ensinamentos da escola chinesa HUA-YEN.
KEIZAN JÔKIN - monge ZEN japonês (1268-1325)
da linhagem SÔTÔ.
KEKKA-FUZA (jap.; sânsc. PADMASANA) - posição
de lótus completa, com cada pé sobre a coxa oposta.
KENSHÔ (jap.) - estado mental próximo à
iluminação.
KESA (jap.; sânsc. KASAYA) - manto; parte do
hábito utilizado pelos monges ZEN.
KHUDDAKA-NIKĀYA (pāli) - Coleção Curta; uma
das seções do SUTTA PITAKA.
KIN'HIN (jap.) - andar ZEN, praticado entre
os períodos de ZAZEN.
KÔAN (jap.; chin. KUNG-AN) - frase ou
episódio ZEN que utiliza o paradoxo para transcender a lógica ou os preceitos;
utilizado especialmente pela escola RINZAI.
KÔBO-DAISHI - veja KÛKAI.
KOKORO (sino-jap. SHIN) - coração-mente.
KOSHA[-SHÛ] - escola japonesa surgida entre
os séculos VII e VIII, baseada na escola chinesa CHU-SHE.
KSHANTI (sânsc.; pāli KHANTI) - paciência; um
dos seis PARAMITAS.
KSHITIGARBHA (chin. T'I-T'SANG; jap. JIZÔ) - no buddhismo MAHAYANA, o
BODHISATTVA que protege dos tormentos, principalmente as crianças.
KÛ (jap.) - veja SHUNYA.
KUAN-HSI-YIN (chin.) - veja AVALOKITESHVARA.
KUAN-YIN (chin.) - veja AVALOKITESHVARA.
K'UEI-CHI - monge chinês (632-835), discípulo
de HSÜAN-TSANG e co-fundador da escola FA-HSIANG.
KÛKAI - monge japonês (774-835), também
conhecido como KÔBO-DAISHI, que fundou a escola
SHINGON com base nos ensinamentos da escola
chinesa MI-TSUNG.
KUMARAJIVA - um dos principais tradutores de
textos buddhistas do sânscrito para o chinês (344-413).
KUNG-AN (chin.) - veja KÔAN.
KYÔ (jap.) - veja SUTRA.
KYOSAKU (jap.) - no buddhismo ZEN, bastão utilizado
para "despertar" os praticantes de ZAZEN com uma batida no ombro.
LALITAVISTARA (sânsc.) - biografia
tradicional sobre o Buddha SHAKYAMUNI.
LAMA (tib. BLA MA) - veja GURU.
LAMDRE (tib. LAM BRAS) - Caminho e Fruto;
principal ensinamento da escola tibetana SAKYA.
LAMRIM (tib. LAM RIM) - Estágios do Caminho;
principal ensinamento da escola tibetana GELUG.
LANKAVATARA SUTRA (sânsc.) - Discurso sobre a
Descida ao [Sri] Lanka; texto do buddhismo MAHAYANA que enfatiza o despertar da
não dualidade através da realização da natureza búddhica.
LIN-CHI-TSUNG (chin.) - veja RINZAI[-SHÛ].
LIU-TSU TA-SHIH FA-PAO-T'AN-CHING (chin.;
jap. ROKUSO DAISHI
HÔBÔDAN-GYÔ, DAN-GYÔ) - Discurso do Sexto Ancestral da Alta Plataforma do
Tesouro do Dharma, ou simplesmente o Sutra da Plataforma; biografia do monge
chinês HUI-NENG, sexto ancestral do ZEN na China.
LOBHA (sânsc. e pāli) - cobiça.
LO-HAN (chin.) - veja ARHAT.
LOKAPALA (sânsc.) - protetor do mundo;
imagens muito comuns na entrada dos grandes monastérios, como guardiões do
templo.
LONGCHENPA (tib. KLONG CHEN PA) - lama
tibetano (1308-1364) de grande importância para a transmissão dos ensinamentos
DZOGCHEN da escola NYINGMA.
LÜ-TSUNG (chin.; RITSU[-SHÛ]) - Escola da
Disciplina; escola fundada pelo monge chinês TAO-HSÜAN (596-667) com base nos
ensinamentos da escola indiana DHARMAGUPTAKA.
MADHYAMIKA (sânsc.) - filosofia MAHAYANA do
Caminho do Meio, fundada pelos monges NAGARJUNA (século II) e ARYADEVA (século
III).
MADHYAMIKA (sânsc.) - Caminho do Meio;
ensinamento da escola MADHYAMIKA.
MAHAKASHYAPA (sânsc.; pāli MAHAKASSAPA; jap.
DAIKASHÔ, MAKAKASHÔ) - um dos grandes discípulos do Buddha SHAKYAMUNI,
considerado o primeiro ancestral do ZEN.
MAHAMUDRA (sânsc.; tib. CHAGYA CHENPO/ PHYAG
RGYA CHEN PO) - Grande Sinal; principal ensinamento da escola tibetana KAGYÜ.
MAHAPARINIBBANA-SUTTA (pāli) - texto do
DIGHA-NIKĀYA que relata os últimos anos da vida do Buddha SHAKYAMUNI.
MAHAPARINIRVANA-SUTRA (sânsc.) - coleção de
textos do buddhismo MAHAYANA sobre a natureza búddhica.
MAHAPRAJNAPARAMITA-HRIDAYA SUTRA (sânsc.;
jap. MAKA HANNYA HARAMITTA SHINGYÔ; tib. CHOMDENDEMA SHERABKYI PARARÖLTUCHINPE
NYINGPO/ BDOM LDAN 'DAS MA SHES RAB KYI PHA ROL TU PHYING PA'I SNYING PO) - um
dos principais e mais breves textos do PRAJNA-PARAMITA SUTRA, de grande
importância para o buddhismo MAHAYANA.
MAHASANGHIKA (sânsc.) - Grande Comunidade;
escola que se separou do grupo STHAVIRAVADA após o concílio de Pataliputra,
precursora do buddhismo MAHAYANA.
MAHASIDDHA (sânsc.) - Grande Adepto; mestre
dos ensinamentos VAJRAYANA, dotado de poderes sobrenaturais ou SIDDHIS.
MAHASTAMAPRAPTA (sânsc.; chin.. SHIH-TZA;
jap. SEISHI) - No buddhismo MAHAYANA, o bodhisattva que traz os seres ao
conhecimento.
MAHAVAIROCHANA-SUTRA (sânsc.; jap.
DAINICHI-KYÔ) - Discurso do Grande Radiante; texto VAJRAYANA de grande
importância para as escolas MI-TSUNG e SHINGON.
MAHAVASTU (sânsc.) - Grande Evento; texto da
escola MAHASANGHIKA sobre a vida do Buddha SHAKYAMUNI, marcando uma transição
para o buddhismo MAHAYANA.
MAHAYANA (sânsc.) - Grande Veículo; movimento
surgido por volta dos séculos I-II que procura valorizar a libertação de todos
os seres através da compaixão dos BODHISATTVAS.
MAHAYANA-SHRADDHOTPADA-SHASTRA (sânsc.) -
Tratado sobre o Despertar da Fé no Mahayana; texto do buddhismo MAHAYANA dos
séculos V-VI, atribuído a ASHVAGHOSHA (séculos I-II).
MAHINDA - monge missionário indiano (século
III a.C.) enviado pelo rei ASHOKA ao Sri Lanka.
MAHISHASIKA - escola que se separou do grupo
VIBHAJYAVADA (século II a.C.) e que originou a escola Dharmaguptaka.
MAITREYA (sânsc.; chin. MI-LE; jap. MIROKU; tib. JAMPA/ BYAMS PA) - buddha
do futuro, que deverá aparecer no mundo para restaurar o Dharma.
MAITREYANATHA - monge de historicidade
contestada, que teria vivida na Índia entre os séculos IV-V e que seria um dos
fundadores da filosofia YOGACHARA.
MAITRI (sânsc.; pāli METTA) - bondade; uma
das quatro BRAHMA-VIHARA.
MAJJIMA-NIKĀYA - Coleção Média; uma das
seções do SUTTA PITAKA.
MAKA HANNYA HARAMITTA SHINGYÔ (jap.) - veja
MAHAPRAJNAPARAMITA-HRIDAYA SUTRA.
MAKYÔ (jap.) - fenômenos ou distrações que
podem ocorrer durante a prática de ZAZEN.
MALA (sânsc.; jap. NENJU; tib. TRENGWA/
PHRENG BA) - rosário de 108 contas para recitação de MANTRAS, DHARANIS,
NENBUTSU etc.
MANAS (sânc. e pāli) - mente.
MANASIKARA (pāli) - atenção.
MANDALA (sânsc.; jap. MANDARA; tib. KYILKHOR/
DKYIL 'KHOR) - diagrama circular do buddhismo VAJRAYANA, representado a
consciência iluminada como uma dimensão pura.
MANJUSHRI (sânsc.; chin. WEN-SHU; jap. MONJU; tib. JAMPEL/ 'JAM DPAL) - no
buddhismo MAHAYANA, o BODISATVA da sabedoria (sânsc. PRAJNA).
MANTRA (sânsc.; jap. SHINGON; tib. NGAG/
SNGAGS) - no buddhismo VAJRAYANA, série de sílabas que representam a fala
iluminada.
MANTRAYANA (sânsc.) - Caminho do Mantra,
VAJRAYANA.
MANUSHYA (sânsc.) - humano; um dos seus GATI.
MARA (sânsc. e pāli) - demônio da ignorância,
do apego.
MARGHA (sânsc.; pāli MAGGA) - caminho (para a
cessação do sofrimento); uma da QUATRO VERDADES NOBRES.
MARPA LOTSAWA (tib. MAR PA LO TSA BA) -
tradutor tibetano (1012-1097), discípulo NAROPA e mestre do poeta MILAREPA;
seus ensinamentos MAHAMUDRA foram passaram a ser transmitidos pela escola
tibetana KAGYÜ.
MAUDGALYAYANA (sânsc.; pāli MOGGALANA) - um
dos grandes discípulos do Buddha SHAKYAMUNI.
MAYA (sânsc.) - ilusão, aparência, decepção,
delusão.
MIKKYÔ (jap.) - Ensinamento Secreto,
VAJRAYANA.
MILAM (tib. RMI LAM) - sonho; uma das seis
yogas de Naropa (tib. NARO CHÖDRUG).
MILAREPA (tib. MI LA RAS PA) - poeta tibetano
(1025-1035), recebeu os ensinamentos MAHAMUDRA do tradutor MARPA e foi mestre
do monge GAMPOPA, fundados da escola tibetana KAGYÜ.
MILINDAPANHA (pāli) - Questões de Milinda;
texto da escola THERAVADA com o diálogo ente o rei Milinda (ou Menandro, século
I a.C.) e o monge Nagasena.
MI-LO-FO (chin.) - Buddha da Felicidade;
representação do monge ZEN chinês Pu-tai (século X), considerado uma encarnação
do bodhisattva MAITREYA.
MIROKU (jap.) - veja MAITREYA.
MI-TSUNG (chin.) - Escola dos Segredos;
escola VAJRAYANA chinesa, fundada no século VII pelos indianos Shuvhakarasimha
(chin. Shan-wu-wei, 637-735), Vajrabodhi (chin.
Chin-kung-chih, 663-723) e Amoghavajra (chin. Pu-k'ung, 705-774); deu origem à escola japonesa SHINGON.
MOHA (sânsc. e pāli) - ignorância, delusão,
ilusão.
MOKUGYÔ
(jap.) - peixe de madeira; no buddhismo japonês, tambor utilizado para recitar
marcar a recitação dos SUTRAS.
MONDÔ (jap.) - pergunta e resposta; diálogo
entre um mestre ZEN e um discípulo.
MONJU (jap.) - veja MANJUSHRI.
MUDITA (sânsc. e pāli) - alegria; uma da
quatro BRAHMA-VIHARAS.
MUDRA (sânsc.; chin. YIN; jap. INZÔ; tib. CHAGYA/ PHYAG RGYA) -
sinal; gesto simbólico.
MUMONKAN (jap.) - veja WU-MEN-KUAN.
MYOHÔ-RENGE-KYÔ (jap.) - veja
SADDHARMA-PUNDARIKA SUTRA.
NADI (sânsc.; tib. TSA/ RTSA) - canais de
energia pelos quais circula o PRANA.
NAGA (sânsc.; chin. LONG; jap. RYÛ; tib. LU/ KLU) - dragão aquático
com corpo de serpente e cabeça humana.
NAGARJUNA (sânsc.; tib. LUDRUB/ KLU SGRUB;
jap. RYÛJUN) - monge indiano (séculos II-III), fundador da filosofia
MADHYAMIKA.
NALANDA - universidade monástica indiana,
fundada por volta do século II e destruída pelos muçulmanos entre os séculos
XII-XIII.
NARAKA (sânsc.; pāli NIRAYA) - inferno; um
dos seis GATI.
NARO CHÖDRUG (tib. NA RO CHOS DRUG) - Seis
Yogas de NAROPA; ensinamentos VAJRAYANA do mahasiddha indiano NAROPA que foram
transmitidos ao tradutor tibetano MARPA; chama interior (TUMO), corpo ilusório
(GYULÜ), sonho (MILAM), clara luz (ÖSEL), estado intermediário (BARDO) e
transferência de consciência (P'HOWA).
NAROPA (tib. NA RO PA) - mahasiddha indiano
(1016-1100), discípulo de TILOPA e mestre do tradutor MARPA.
NEHAN (jap.) - veja NIRVANA.
NENBUTSU (jap.) - recitação do nome do Buddha
AMITABHA (Amida); prática das escola JÔDO[-SHÛ] e JÔDO-SHIN[-SHÛ].
NGÖNDRO (tib. SNGON 'GRO) - práticas
preliminares do buddhismo VAJRAYANA
NICHIREN - monge japonês (1222-1282),
fundador da escola NICHIREN[-SHÛ].
NICHIREN[-SHÛ] - Escola do Lótus do Sol;
escola japonesa fundada pelo monge NICHIREN, baseada no Sutra do Lótus
(SADDHARMA-PUNDARIKA SUTRA).
NIKĀYA (pāli) - coleção dos discursos de
Buddha (SUTTA): DIGHA-NIKĀYA, MAJJHIMA-NIKĀYA, SAMYUTTA-NIKĀYA, ANGUTTARA-NIKĀYA,
KHUDDAKA-NIKĀYA.
NIRMANAKAYA (sânsc.) - corpo de emanação;
veja TRIKAYA.
NIRODHA (sânsc.) - cessação (do sofrimento);
uma das QUATRO VERDADES NOBRES.
NIRVANA (sânsc.; pāli NIBBANA; chin. NIEH-P'AN;
jap. NEHAN; tib. NYANGENLEDEPA/
MYA NGAN LAS 'DAS PA) - extinção do sofrimento.
NIRVANA (sânsc.) - nome de um ramo do
buddhismo chinês, originado o século V, centralizado nos ensinamentos do
MAHAPARINIRVANA SUTRA.
NYINGMA[-PA] (tib. RNYING MA [PA]) - Escola
Antiga; escola VAJRAYANA tibetana surgida a partir dos ensinamentos DZOGCHEN
dos indianos PADMASAMBHAVA, VIMALAMITRA e VAIROCHANA (século VIII).
NYORAI (jap.) - veja TATHAGATA.
ÔBAKU (jap.)
- escola ZEN japonesa linhagem RINZAI.
ODDYANA (sânsc.; tib. ORGYEN/ tib. O RGYAN) - região no vale do Swat,
entre o Afeganistão e o Paquistão, onde teriam surgido os TANTRAS dos buddhismo
VAJRAYANA.
ÔRYÔ[-HA]
(jap.; chin. HUAN-LUNG-PA'I) - linhagem da escola RINZAI, pertencente ao
GOKE-SHICHISHÛ do buddhismo ZEN; foi introduzida no Japão pelo monge EISAI
ZENJI.
ORYÔKI (jap.)
- no buddhismo ZEN, refeição silenciosa.
ÖSEL (tib.
'OD GSAL) - clara luz; uma das seis yogas de Naropa (NARO CHÖDRUG).
OTERA (jap.)
- veja TERA.
PADMA (sânsc.; tib. PEMA/ PAD MA) - flor de
lótus; um dos oito SÍMBOLOS AUSPICIOSOS, representando a pureza.
PADMASAMBHAVA (sânsc.; tib. PEMAJUNGNE/ PAD
MA 'BYUNG NAS) - também conhecido como o GURU RINPOCHE (Mestre Precioso), um
dos introdutores do buddhismo no Tibet (século VIII), considerado fundador da
escola NYINGMA.
PADMASANA (sânsc.) - postura do lótus. Veja
KEKKA-FUZA.
PAGODE - veja STUPA.
PAI-LIEN[-TSUNG] (chin.) - Escola do Lótus
Branco; escola TERRA PURA chinesa, fundada pelo monge Mao Tzu-yuan (século
XII).
PALI - dialeto indiano derivado do sânscrito;
a língua do cânone da escola THERAVADA.
PANCHEN LAMA (tib. PAN CHEN BLA MA) - título
honorífico dado pelo quinto DALAI LAMA (1617-1682) ao abade do monastério
tibetano Tashilhunpo.
PARAMARTHA - tradutor indiano (499-569),
responsável pela versão chinesa de 278 volumes de textos buddhistas.
PARAMITA (sânsc.) - perfeição; no buddhismo
MAHAYANA, seis atitudes de um BODHISATTVA: generosidade (DANA), ética (SHILA),
paciência (KSHANTI), esforço (VIRYA), concentração (DHYANA) e sabedoria
(PRAJNA).
PARINIRVANA (sânsc.; pāli PARINIBBANA) -
extinção final do sofrimento, NIRVANA final.
PATRIARCA - fundador de uma escola ou um de
seus sucessores na linhagem de transmissão de ensinamentos.
P'HOWA (tib. 'PHO BA) - transferência de
consciência; uma das seis yogas de Naropa (NARO CHÖDRUG).
P'HURBA (tib. PHUR PA) - no buddhismo
VAJRAYANA, faca que simboliza a eliminação do apego ao eu, a transmutação das
energias negativas através da compaixão.
PRAJNA (sânsc.; pāli PANNA; jap. HANNYA; tib.
SHERAB/ SHES RAB) - sabedoria; uma das seis PARAMITAS.
PRAJNAPARAMITA SUTRA (sânsc.) - Discurso
sobre a Perfeição da Sabedoria; coleção de aproximadamente 40 textos do
buddhismo MAHAYANA, incluindo o Sutra do Coração (MAHAPRAJNAPARAMITA-HRIDAYA
SUTRA) e o Sutra do Diamante (VAJRACCHEDIKA-PRAJNAPARAMITA SUTRA).
PRANA (sânsc.; tib. LUNG/ RLUNG) - vento de
energia sutil.
PRATIMOKSHA (sânsc.; pāli PATIMOKKHA) -
libertação individual.
PRATITYA-SAMUTPADA (sânsc.; pāli
PARICCHA-SAMUTPADA) - surgimento interdependente.
PRATYEKA-BUDDHA (sânsc.; pāli
PACCHEKA-BUDDHA; chin. PI-CHIH-FO; jap. BYAKUSHI-BUTSU; tib. RANG SANGS RGYAS/ RANGSANGYE) -
realizador solitário; ARHAT que alcança o NIRVANA solitariamente.
PRETA (sânsc.; pāli PETA) - fantasma faminto,
espírito carente; um dos seis GATI.
PUDGALAVADA (sânsc.) - veja VATSIPUTRIYA.
P'U-HSIAN (chin.) - veja SAMANTABHADRA.
PUJA (sânsc.) - serviço religioso.
PUNYA (sânsc.) - mérito, virtude.
PU-TAI - monge ZEN chinês (século X),
considerado uma encarnação do bodhisattva MAITREYA e geralmente representado
como o Buddha da Felicidade (MI-LO-FO).
P'U-T'I-TA-MO (chin.) veja BODHIDHARMA.
QUATRO NOBRES
VERDADES (sânsc. ARYASATYA; pāli ARYASATTA) - os ensinamentos básicos do
buddhismo; as verdades do sofrimento (DUHKHA), da causa (SAMUDAYA), da cessação
(NIRODHA) e do caminho (MARGHA).
RAHULA - filho do Buddha SHAKYAMUNI.
RAKAN (jap.) - veja ARHAT.
RAKUSU (jap.) - no buddhismo ZEN, pequeno
KESA retangular, conferido aos monges e leigos ao receberem a ordenação.
RATNASAMBHAVA (sânsc.) - um dos cinco
DHYANI-BUDDHAS.
REALIZAR - conceber de maneira nítida,
perceber como realidade.
RIGPA (tib. RIG PA) - nos ensinamentos do
DZOGCHEN, a natureza da mente, o estado desperto intrínseco.
RIME (tib. RIS MED) - movimento
anti-sectarista do buddhismo tibetano, surgido no século XIX.
RINPOCHE (tib. RIN PO CHE) - precioso; título
honorífico tibetano, dado a grandes lamas e professores.
RINZAI[-SHÛ] (jap.; chin. LIN-CHI-TSUNG) -
uma das escolas do buddhismo ZEN japonês, dividida em duas linhagens (YÔGI e
ÔRYÔ); enfatiza a prática do KÔAN.
RITSU[-SHÛ] (jap.) - Escola da Disciplina;
escola japonesa, fundada pelo monge chinês CHIEN-CHEN (jap. GANJIN) em 754, com
base na escola chinesa LÜ-TSUNG.
RÔHATSU-SESSHIN (jap.) - retiro ZEN,
tradicionalmente feitos nos oito primeiros dias de dezembro para celebrar o dia
da iluminação do Buddha Shakyamuni (8 de dezembro).
RÔSHI (jap.) - venerável mestre; título
honorífico dos mestres ZEN japoneses.
SADDHARMA-PUNDARIKA SUTRA (jap.
MYOHÔ-RENGE-KYÔ) - Discurso do Lótus do Dharma Maravilhoso; texto do buddhismo
MAHAYANA, de central importância para as escolas TENDAI e NICHIREN.
SADHANA (sânsc.) - texto que descreve uma
liturgia, especialmente utilizado no buddhismo VAJRAYANA.
SAHA (sânsc.) - veja SAMSARA.
SAICHÔ - monge japonês (767-822) que fundou a
escola TENDAI com base nos ensinamentos da escola chinesa T'IEN-T'AI e
elementos das escolas HUA-YEN e MI-TSUNG.
SAKYA[-PA] (tib. SA SKYA [PA]) - escola
VAJRAYANA tibetana responsável pela transmissão dos ensinamentos LAMDRE.
SAMADHI (sânsc.; jap. ZANMAI) - concentração,
meditação; estado mental não-dualista, calmo e concentrado; uma das seis
PARAMITAS.
SAMANTABHADRA (sânsc.; chin. PU-HSIAN; jap. FUGEN; tib. KÜNTUZANGPO/ KUN TU BZAN
PO) - No buddhismo MAHAYANA, o BODHISATTVA das oferendas supremas e protetor
dos professores do DHARMA; na escola NYINGMA do buddhismo VAJRAYANA tibetano, o
buddha primordial (ADI-BUDDHA), que representa o DHARMAKAYA.
SAMBHOGAKAYA (sânsc.; tib. LONGCHÖPEKU/ LONGS
SPYOD PA'I SKU) - veja TRIKAYA.
SAMSARA (sânsc. e pāli; chin. chin. LUN-HUI;
jap. RINNEN; tib. 'KHOR
BA/ KHOR WA) - existência cíclica, na qual todos os seres estão sujeitos a
constantes renascimentos e sofrimentos.
SAMSKHARA (sânc.; pāli SAMKHARA) - coisas e
estados condicionados.
SAMU (jap.) - serviço, trabalho.
SAMUDAYA (sânsc.) - causa; uma das QUATRO
VERDADES NOBRES.
SAMYAK-SAMBUDDHA (sânsc.; pāli
SAMMA-SAMBUDDHA) - completamente iluminado.
SAMYUTTA-NIKĀYA (pāli) - Coleção Agrupada;
uma das seções do SUTTA PITAKA.
SAN-CHIEH-CHIAO (chin.) - Escola dos Três
Estágios; escola chinesa dos períodos Sui (584-618) e Tang (618-907).
SANBÔ (jap.) - veja TRIRATNA.
SANDÔKAI (jap.) - veja T'SANG-T'UNG-CH'I.
SANGHA (sânsc. e pāli; jap. SÔ; tib. GEDÜN/
DGE 'DUN) - comunidade buddhista, formado pelos monges, monjas, noviços,
noviças, leigos e leigas; uma das Três Jóias (TRIRATNA).
SANGYE (tib. SANGS RGYAS) - veja BUDDHA.
SAN-LUN (chin.; jap. SANRON) - Escola dos
Três Tratados; escola chinesa derivada da filosofia indiana MADHYAMIKA.
SANPAI (jap.) - três prostrações.
SANRON (jap.) - escola japonesa, fundada pelo
monge coreano EKWAN em 625, derivada da escola chinesa SAN-LUN.
SARVASTIVADA (sânsc.) - Tudo Existe; escola
que se separou do grupo STHAVIRADA durante a época do rei ASHOKA.
SATORI (jap.) - veja BODHI.
SATYASIDDHI (sânsc.; chin. CH'ENG-SHIH; jap.
JÔJITSU) - principal texto das escolas CH'ENG-SHIH e JÔJITSU, escrito pelo
monge indiano HARIVARMAN no século IV.
SAUTRANTIKA - escola surgida a partir da
SARVASTIVADA indiana por volta de 150; seu ensinamento é baseado no VINAYA
PITAKA e no SUTRA PITAKA, rejeitando os ABIDHARMA PITAKA.
SEISHI (jap.) - veja MAHASTAMAPRAPTA.
SEKITÔ KISEN (jap.) - veja SHIH-T'OU
HSI-CH'IEN.
SENG-CHAO - monge chinês (374/8 -414) da
escola SAN-LUN, renomado pensador e escritor.
SESSHIN (jap.) - retiro ZEN.
SHAKYA (sânsc.; pāli SAKKA) - clã nobre da
antiga Índia, no qual nasceu o Buddha histórico, SHAKYAMUNI.
SHAKYAMUNI (sânsc.; pāli ) - Sábio dos
Shakyas; o Buddha histórico, Siddhartha Gautama.
SHAMATHA-VIPASHYANA (sânsc.; chin. CHIH-KUAN;
jap. SHIKAN) - meditação
de permanência serena (SHAMATHA) e discernimento superior (VIPASHYANA).
SHAMBHALA (sânsc.) - reino mítico da Índia,
onde teriam se originado os ensinamentos tântricos de Kalachakra do buddhismo
VAJRAYANA.
SHANTIDEVA - monge indiano (séculos VII-VIII)
da filosofia MADHYAMIKA, autor de livros sobre o buddhismo MAHAYANA.
SHAO-LIN[-SSU] (chin.; jap. SHÔRIN-JI) - monastério chinês,
construído em 477, onde BODHIDHARMA se fixou e iniciou o buddhismo ZEN na
China.
SHARIPUTRA (pāli SARIPUTTA) - um dos
principais discípulos do Buddha SHAKYAMUNI.
SHASTRA (sânsc.) - tratado sobre filosofia
MAHAYANA.
SHIGUSEIGAN (jap.) - quatro grandes votos do
bodhisattva; salvar todos os seres, eliminar todas as ilusões, penetrar em
todos os DHARMAS realizar o caminho de BUDDHA.
SHIH-T'OU HSI-CH'IEN (chin. jap. SEKITÔ
KISEN) - monge ZEN chinês (864-949), autor do TS'ANG-T'UNG-C'HI (jap.
SANDÔKAI).
SHIH-TZA (chin.) - veja MAHASTAMAPRAPTA.
SHIKAN (jap.) - veja SHAMATHA-VIPASHYANA.
SHIKANTAZA (jap.) - sentar-se apenas; ZAZEN.
SHILA (sânsc.; pāli SILA) - ética, preceitos;
uma das seis PARAMITAS.
SHINGON[-SHÛ] - (jap.) - Escola da Palavra
Verdadeira; escola VAJRAYANA japonesa fundada pelo monge KÛKAI (774-835), com
base nos ensinamento da escola MI-TSUNG chinesa.
SHINRAN - monge japonês (1173-1262), que
fundou a escola JÔDO-SHIN[-SHÛ] a partir dos ensinamentos da escola JÔDO[-SHÛ].
SHIN[-SHÛ] - veja JÔDO-SHIN[-SHÛ].
SHÔBÔ-GENZÔ (jap.) - Tesouro do Olho do
Dharma Verdadeiro; principal obra do monge ZEN japonês DÔGEN ZENJI.
SHÔRIN[-JI] (jap.) - veja SHAO-LIN-SSU.
SHRAVAKA (sânsc.; chin. SHENG-WON; jap. SHÔMON; tib. NYAN THOS/ NYENT'HÖ) -
ouvinte; ARHAT que alcançou o NIRVANA através dos ensinamentos do Buddha
SHAKYAMUNI.
SHUNYA (sânsc.; pāli SUNNA; jap. KÛ; tib.
TONGPA/ STONG PA) - vazio; ausência de uma existência inerente, independente.
SHUNYATA (sânsc. STONG PA NYID) - vacuidade.
SIDDHARTHA GAUTAMA (sânsc.; pāli SIDDHATTHA
GOTAMA) - o fundador do buddhismo, o BUDDHA histórico (563 - 483 a.C.).
SIDDHI (sânsc.) - no buddhismo VAJRAYANA,
poderes sobrenaturais surgidos a partir do controle do corpo e da mente.
SÍMBOLOS AUSPICIOSOS (sânsc.
ASHTANGA-MANGALA) - oito símbolos, representando a dignidade (pára-sol), o
poder (peixes), a vitória mundana (concha), a pureza (lótus), a imortalidade
(vaso), a vitória espiritual (estandarte), a eternidade (nó sem fim) e o
ensinamento do Buddha (roda do DHARMA).
SKANDHA (sânsc.; pāli KHANDA) - agregados que
constituem a realidade; forma, sensação, percepção, vontade e consciência.
SÔJI-JI - um dos principais monastérios da
escola SÔTÔ do buddhismo ZEN japonês.
SÔTÔ[-SHÛ] (jap.; chin. TS'AO-TUNG[-TSUNG]) -
uma das principais escolas ZEN do Japão, fundada por DÔGEN ZENJI (1200-1253)
com base na escola TS'AO-TUNG-TSUNG chinesa; enfatiza a prática do ZAZEN.
STHAVIRAVADA (sânsc.) - escola que se separou
do grupo MAHASANGHIKA após do concílio de Pataliputra.
STHIRAMATI - filósofo indiano (século VI) da
escola YOGACHARA.
STUPA (sânsc.; pāli THUPA; tib. CHÖRTEN/ CHOS
RTEN) - relicário para guardar restos mortais dos grandes mestres.
SUBHUTI - um dos principais discípulos do
Buddha SHAKYAMUNI.
SUKHAVATI - TERRA PURA do Buddha AMITABHA.
SUTRA (sânsc.; pāli SUTTA; chin. CHING; jap.
KYÔ; tib. DO/ MDO) - discurso de Buddha.
SUTRA PITAKA (sânsc.; pāli SUTTA PITAKA) -
Cesto dos Discursos; parte do TRIPITAKA.
SVABHAVA (sânsc.) - existência inerente.
SWASTIKA (sânsc.) - na Ásia, símbolo milenar
de boa sorte e felicidade, sem qualquer relação com o nazismo.
T'AI-HSU - monge chinês (1889-1947) que
ajudou a revitalizar o buddhismo na China.
TAISHÔ ISSAIKYÔ (jap.) - edição do TRIPITAKA
chinês no Japão.
TALIDADE (sânsc. TATHATA, ing. SUCHNESS) - a
verdadeira natureza dos fenômenos, tal como são.
TAN (jap.) - no buddhismo ZEN, plataforma de
madeira onde se pratica ZAZEN.
TANTRA (sânsc.; tib. GYÜ/ RGYUD) - no
buddhismo VAJRAYANA, textos esotéricos com doutrinas especiais para a
transformação da mente.
TAO-AN - monge chinês (312-385), pioneiro do
buddhismo na China.
TARA (sânsc.; jap. TARANI BOSATSU; tib. DRÖLMA/
SGROL MA) - no buddhismo MAHAYANA, bodhisattva feminina da compaixão; muito
venerada no buddhismo tibetano.
TARIKI (jap.) - poder do outro (o poder do
Buddha AMITABHA para alcançar a iluminação); oposto de JIRIKI.
TATHAGATA (sânsc.; pāli; jap. NYORAI) -
perfeito.
TEISHÔ (jap.) - ensinamento ZEN.
TENDAI[-SHÛ] - escola japonesa fundada pelo
monge SAICHÔ com base nos ensinamentos da escola chinesa T'IEN-T'AI.
TENGYUR (tib. BSTAN 'GYUR) - veja KANGYUR
TENGYUR.
TERA (jap.) - templo ou monastério buddhista.
TERMA (tib. GTER MA) - tesouro; no buddhismo
VAJRAYANA, texto escondido para ser descoberto por um TERTÖN no tempo
apropriado.
TERRA PURA - no buddhismo MAHAYANA, reino
búddhico associado aos DHYANI-BUDDHAS.
TERTÖN (tib. GTER STON)- no buddhismo
VAJRAYANA, descobridor de TERMAS.
THANGKA (tib. THANG KA) - pintura buddhista
tibetana.
THERAVADA (pāli) - Ensinamentos dos Antigos;
escola do grupo STHAVIRAVADA fundada pelo monge Moggaliputta Tissa.
T'IEN-T'AI (chin.; jap.; TENDAI) - Escola da
Plataforma Celestial; escola fundada pelo monge chinês CHIH-I (538-597) com
base nos ensinamentos do Sutra do Lótus (SADDHARMA-PUNDARIKA SUTRA).
TILOPA (tib. TI LO PA) - mahasiddha indiano
(989-1069) que transmitiu os ensinamentos MAHAMUDRA ao seu discípulo NAROPA;
sua linhagem deu origem à escola tibetana KAGYÜ.
TI-LUN (chin.) - Escola dos Tratados dos
Estágios; escola chinesa baseada na filosofia indiana YOGACHARA foi
predecessora da escola HUA-YEN.
TIRYAK (sânsc.) - animais; um os dos seis
GATI.
TISARANA (pāli) - veja TRIRATNA.
T'I-T'SANG (chin.)- veja KSHITIGARBHA.
TRÊS JÓIAS - veja TRIRATNA.
TRÊS PILARES DO ZEN - grande resolução
(DAIFUNSHI), grande raiz de fé (DAISHIKAI) e grande dúvida (DAIGIDAN).
TRÊS RAÍZES (tib. TSAWESUM/ RTSA BA'I GSUM) -
os três objetos de refúgio do buddhismo VAJRAYANA; o mestre (GURU), a divindade
meditacional (YIDAM) e a DAKINI.
TRÊS REFÚGIOS - veja TRIRATNA.
TRIKAYA (sânsc.) - no buddhismo MAHAYANA, os
três corpos do buddha; corpo do Dharma (DHARMAKAYA), corpo do êxtase completo
(SAMBHOGAKAYA) e corpo da emanação (NIRMANAKAYA).
TRILAKSHANA (sânsc.; pāli TILAKKHANA) - três
ramos que caracterizam o samsara; impermanência (ANITYA), sofrimento (DUHKHA) e
não-eu (ANATMAN).
TRIPITAKA (sânsc.; pāli TIPITAKA) - Três
Cestos; cânone buddhista, formado pelo Cesto das Disciplinas (VINAYA PITAKA),
Cesto dos Discursos (SUTRA PITAKA) e Cesto dos Ensinamentos Especiais
(ABIDHARMA PITAKA).
TRIRATNA (sânsc.; pāli TIRATNA; jap. SANBÔ;
tib. KÖNCHOGSUM/ DKON MCHOG GSUM) - Três Jóias, Três Preciosos; os três
refúgios do buddhismo: o iluminado (BUDDHA), o ensinamento (DHARMA) e a
comunidade buddhista (SANGHA).
TRISHARANA (sânsc.; pāli TISARANA) - Três
Refúgios, TRIRATNA.
TS'ANG-T'UNG-CHI'I (chin.; jap. SANDÔKAI) - Identidade do Relativo e
do Absoluto; poema do monge ZEN chinês SHIH-T'OU HSI-CH'IEN (jap. SEKITÔ
KISEN).
TS'AO-SHAN PEN-CHIH (chin.; jap. SÔZAN
HONJAKU) - monge ZEN japonÊs (840-901), um dos fundadores da linhagem
TS'AO-TUNG[-TSUNG] (SÔTÔ[-SHÛ]).
TS'AO-TUNG[-TSUNG] (chin.; jap. SÔTÔ[-SHÛ]) -
escola ZEN chinesa, fundada por TUNG-SHAN LIANG-CHIEH (jap. TÔZAN RYÔKAI) e
TS'AO-SHAN PEN-CHIH (jap. SÔZAN
HONJAKU), introduzida no Japão pelo monge EIHEI DÔGEN.
TSO-CH'AN (chin.) veja ZAZEN.
TSONGKHAPA (tib. TSONG KHA PA) - monge
tibetano (1357-1419), também conhecido como JE RINPOCHE, fundador da escola
GELUG e criador dos ensinamentos LAMRIM.
TSUNG-MI - monge chinês (780-841), último
patriarca da escola chinesa HUA-YEN.
TÜLKU (tib. SPRUL SKU) - corpo de emanação,
SAMBHOGAKAYA; no buddhismo tibetano, pessoa reconhecida como o renascimento de
um LAMA falecido.
TUMO (tib. GTUM MO) - chama interior; uma das
seis yogas de Naropa (NARO CHÖDRUG).
TU-SHUN - monge chinês (557-640), primeiro
patriarca da escola HUA-YEN.
UNMEM[-SHÛ] (jap.) - escola ZEN japonesa,
derivada da escola YUN-MEN[-TSUNG] chinesa.
UNMON BEN'EN (jap.) - veja YUN-MEN WEN-YEN.
UNSUI (jap.) - noviço ZEN.
UPALI - um dos principais discípulos de
Buddha, recitador do VINAYA PITAKA.
UPASAKA (sânsc. e pāli) - leigo.
UPASIKA (sânsc. e pāli) - leiga.
UPAYA (sânsc.) - método, meios hábeis.
UPEKSHA (sânsc.; pāli UPEKKA) - equanimidade;
uma das quatro BRAHMA-VIHARAS.
VAIBHASHIKA (sânsc.) - filosofia derivada da
escola SARVASTIVADA.
VAIROCHANA (sânsc.; jap. DAINICHI NYORAI) -
um dos cinco DHYANI-BUDDHAS, muito venerado pela escola japonesa SHINGON.
VAJRA (sânsc.; jap. KONGÔ-SHO; tib. DORJE/
RDO RJE) - diamante; símbolo do vazio indestrutível.
VAJRACCHEDIKA-PRAJNAPARAMITA SUTRA (jap.
KONGÔ-KYÔ) - Discurso do Lapidador de Diamantes da Perfeição da Sabedoria;
texto do buddhismo MAHAYANA, integrante do PRAJNAPARAMITA SUTRA.
VAJRADHARA (sânsc.; tib. DORJECHANG/ RDO RJE
'CHANG) - Detentor do VAJRA; no buddhismo VAJRAYANA, o buddha da mente pura, o
aspecto SAMBHOGAKAYA do Buddha.
VAJRADHARMA (sânsc.; tib. DORJECHÖ/ RDO RJE
CHOS) - Ensinamento VAJRA; no buddhismo VAJRAYANA, o buddha da fala pura.
VAJRASATTVA (sânsc.; tib. DORJE SEMPA/ RDO
RJE SEMS DPA') - Ser VAJRA; no buddhismo VAJRAYANA, o buddha do corpo puro,
associado à purificação.
VAJRAYANA (sânsc.; tib. DORJETEPA/ RDO RJE
THEG PA) - Veículo de Diamante; forma esotérica do buddhismo MAHAYANA, baseada
nos ensinamentos dos TANTRAS.
VASUBANDHU - monge indiano da escola
SARVASTIVADA que teria vivido por volta dos séculos IV-V.
VATSIPUTRIYA - escola surgida por volta de 240
a.C. a partir da do grupo STHAVIRAVADA; também conhecida como PUDGALAVADA.
VIBHAJYAVADA - escola surgida por volta de
240 a.C. a partir do grupo STHAVIRAVADA; deu origem às escolas MAHISHASIKA e
THERAVADA.
VIJNANAVADA (sânsc.) - veja YOGACHARA.
VIMALAKIRTI-NIRDESHA SUTRA (sânsc.) -
Discurso de Vimalakirti; texto do buddhismo MAHAYANA escrito por volta do
século II.
VINAYA PITAKA - (sânsc.) - Cesto das
Disciplinas; parte do TRIPITAKA.
VIPASHYANA (pāli VIPASSANA) - veja
SHAMATHA-VIPASHYANA.
VIRYA (sânsc. e pāli) - esforço; uma das seis
PARAMITAS.
VISUDDHI-MAGGA (pāli) - Caminho da Pureza;
texto da escola THERAVADA escrito pelo monge BUDDHAGHOSA no século V.
WAKA (jap.) - poema japonês de 31 sílabas.
WAT (tail.) - templo buddhista tailandês.
WATO (jap.) - ponto crucial de um KÔAN.
WEN-SHU (chin.) - veja MANJUSHRI.
WEN-TU (chin.) - veja MONDÔ.
WON (cor.) - círculo; movimento buddhista
coreano fundado pro Soe-tae San (1891-1943).
WU (chin.) - veja BODHI.
WU-MEN-KUAN (chin.; jap. MUMONKAN) - Portão sem Portão;
coletânea de 48 KÔANS, compilados pelo monge chinês WU-MEN HUI-K'AI.
WU-MEN HUI-K'AI (chin.; jap. MUMON EKAI) - monge ZEN chinês
(1183-1260) da linhagem YÔGI da escola RINZAI, autor do WU-MEN-KUAN.
YAB-YUM (tib. YAB YUM) - pai-mãe; no
buddhismo VAJRAYANA tibetano, representação simbólica da inseparabilidade dos
meios hábeis (UPAYA) e da sabedoria (PRAJNA).
YAKUSHI NYORAI (jap.) - veja BHAISHAJYAGURU.
YAMA - na mitologia indiana, o demônio da
morte.
YASHODHARA - a esposa de Siddhartha GAUTAMA,
YESHE (tib. YE SHES) - nos ensinamentos do
DZOGCHEN, a sabedoria primordial, o estado desperto atemporal.
YESHE TSOGYEL (tib. YE SHES MTSHO RGYAL) -
consorte tibetana (757-817) do mahasiddha PADMASAMBHAVA.
YATHA-BHUTA (sânsc. e pāli) - as coisas como
elas são.
YIDAM (sânsc. ISHTA-DEVATA; tib. YID DAM) -
Mente de Compromisso; no buddhismo VAJRAYANA, divindade meditacional
visualizada durante as práticas (SADHANAS).
YOGA (sânsc.) - união, ligação.
YOGACHARA (sânsc.) Aplicação de Yoga; também
conhecida como VIJNANAVADA, filosofia MAHAYANA fundada pelos monges ASANGA e
VASUBANDHU, baseada no ensinamento do CHITTAMATRA.
YOGACHARA-BHUMI SHASTRA (sânsc.) - Tratado
sobre os Estágios da Aplicação de Yoga; principal texto da filosofia YOGACHARA,
escrito pelo monge ASANGA.
YÔGI[-HA] - (chin. YANG-CH'I-P'AI) - linhagem
da escola ZEN japonesa RINZAI, fundada pelo monge chinês YANG-CH'I FANG-HUI
(jap. YÔGI HÔE) e pertencente ao GOKE-SHICHISHÛ.
YUN-MEN[-TSUNG] - escola ZEN fundada pelo
monge chinês YUN-MEN WEN-YEN; deu origem à escola UNMEI[-SHÛ] no Japão.
YUN-MEN WEN-YEN (chin.; jap. UNMON BEN'EN) -
monge ZEN chinês (864-949), fundador da escola YUN-MEN[-TSUNG] (jap. UNMON[-SHÛ]).
ZABUTON (jap.) - almofada quadrada sobre a
qual se coloca o ZAFU.
ZAFU (jap.) - almofada redonda para a prática
do ZAZEN.
ZANMAI (jap.) - veja SAMADHI.
ZAZEN (jap.; chin. TSO-CH'AN) - Sentar-se
Zen; meditação do buddhismo ZEN, sem pensamentos ou objetos.
ZEN (jap.; sânsc. DHYANA; chin. CH'AN) - meditação; uma das principais
escolas do buddhismo MAHAYANA.
ZENDÔ (jap.) - sala onde se pratica ZAZEN.
As palavras
em sânscrito e pāli foram transcritas de maneira simplificada, sem os sinais
gráficos geralmente utilizados pelos eruditos. Por exemplo, Ā, Ē, Ī, Ō e Ū são
representados sem o sinal de vogal longa; Ņ e Ŗ são representados sem o ponto
inferior; C, Ş e Ś são substituídos respectivamente por CH, SH e SH; etc.
O chinês e o
japonês estão transcritos respectivamente pelos sistemas Wade-Giles e Hepburne.
O tibetano aparece com a pronúncia aproximada e com transliteração Turrell
Wylie.
Para as
palavras em pāli, sânscrito, japonês e tibetano:
CHA, CHE, CHI etc. são pronunciados como
TCHA, TCHE, TCHI etc.
GE, GI, GYA etc. são pronunciados como GUE,
GUI, GUIA etc.
HA, HE, HI etc. são pronunciados como RRA,
RRE, RRI etc., mesmo quando precedidos por uma consoante
JA, JE, JI etc. são pronunciados como DJA,
DJE, DJI etc.
RA, RE, RI etc. são pronunciados com som
fraco (como na palavra caRA), mesmo no início da palavra
SA, SE, SI etc. são pronunciados como SSA,
SSE, SSI etc.
Ö e Ü são pronunciados como na língua alemã
Em palavras
japonesas, EI, Ô e Û são pronunciados de maneira longa, ÊÊ, ÔÔ, UU. Em palavras
tibetanas, DR e TR são retroflexos, pronunciados com a ponta da língua no céu
da boca.
Em palavras
chinesas, a transliteração Wade-Giles utiliza as seguintes convenções:
CH é pronunciado como DJ
E é pronunciado como Â
J é pronunciado como RR
K é pronunciado como G
K' é pronunciado como K
P é pronunciado como B
P' é pronunciado como P
T é pronunciado como D
T' é pronunciado como T
TS é pronunciado como DZ
TS' é pronunciado como TS
HS é pronunciado como SH
Alguns
exemplos de pronúncia:
ARHAT (sânsc.) - pronuncia-se AR-RRAT
BODHISATTVA (sânsc.) - pronuncia-se
BOD-RRI-SAT-TVA
BUDDHA (sânsc. e pāli) - pronuncia-se
BUD-DRRA
BODHICHITTA (sânsc.) - pronuncia-se
BOD-DRRI-TCHIT-TA
CHING-T'U-TSUNG (chin.) - pronuncia-se
DJI-TU-DZUNG
DHAMMA (pāli) - pronuncia-se DRRÁM-MA
DÔGEN ZENJI (jap.) - pronuncia-se DÔÔ-GUEN
ZEN-DJI
EIHEI-JI (jap.) - pronuncia-se ÊÊ-RRÊÊ-DJI
GANTHA (sânsc.) - pronuncia-se GANT-RRA
KUAN-HSI-YIN (chin.) - pronuncia-se
GUAN-SHI-YIN
P'U-T'I-TA-MO (chin.)- pronuncia-se
PU-TI-DA-MO
PU-SA (chin.) - pronuncia-se BU-SSA
RINPOCHE (tib.) - pronuncia-se RÍN-PO-TCHÊ; o
RI é pronunciado como na palavra caRInho
SANGYE (tib.) - pronuncia-se SAN-GUIE
P'HOWA (tib.) - pronuncia-se PRRO-WA
P'HURBA (tib.) - pronuncia-se PRRUR-BA
SANGHA (sânsc.) - pronuncia-se SÁNG-RRA
T'I-TS'ANG (chin.) - pronuncia-se TI-TSÁNG
TSO-CH'AN (chin.) - pronuncia-se DZO-TCHÁN
WU-MEN-KUAN (chin.) - pronuncia-se
WU-MÂN-GUÁN
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