quinta-feira

Hidromel- A bebida dos Deuses



Hidromel- A bebida dos Deuses


O Hidromel é uma bebida alcoólica fermentada a base e mel e água, são utilizados em geral na sua produção, uma proporção de uma parte de mel por duas de água, mas pode-se variar conforme a receita ou a região de produção. Consumida desde a antiguidade, sua fabricação é anterior a do vinho e seguramente à da cerveja.

As culturas mais conhecidas pelo consumo dessa bebida foram os celtas, os saxões e os vikings, porém sempre esteve presente na história e era conhecido pelo homem das cavernas, pelos antigos hindus, persas, egípcios, povos germânicos, eslavos e latinos, também era conhecido o consumo de uma bebida similar pelos maias.

* Na Grécia antiga, se chamava “Melikraton” e, pelos romanos era conhecida pelo nome “Agua Mulsun”, ainda que esta possa ser uma variante feita com vinho de uva adocicado com mel. Plínio conta que foi Aristeu quem criou a primeira fórmula do hidromel. Aos jovens nubentes, na antiga Grécia era oferecido o hidromel, daí a expressão lua-de-mel, pois se acreditava que esta sagrada bebida tinha poderes afrodisíacos e existia a tradição de que os casais recém-casados deveriam consumir esta bebida durante o primeiro ciclo lunar após as bodas para nascer um filho varão.

* Na mitologia nórdica o Hidromel é considerado a bebida preferida dos deuses, chamado o “Néctar dos Deuses” bebida está presente em obras de grandes escritores como J.R.R Tolkien, Keveny Souza, J.K Rowling, C.S Lewis, Bernard Cornweel e Christopher Paolini, na atualidade, foi citada no Filme “Robin Hood”.

*O nosso dicionário Aurélio nos faz acreditar que hidromel seria uma mistura de mel e água e nos remete ainda, para um sinônimo, mulso, que seria uma mistura de vinho e água. Esclarece-nos ainda que o termo hidromel vem do grego através do latim sempre como mel e água, hydromeli. Tudo está etimologicamente correto, mas muito distante do que é realmente o hidromel.O dicionário português Lello, aproxima-se mais da realidade acrescentando o conceito de fermentado de mel. É realmente um fermentado de mel e água, mas foi desenvolvido ao longo de muitos milênios por diversas e sucessivas civilizações.O hidromel é obtido pela transformação dos açúcares do mel em álcool, assim, é impropriamente chamado por leigos de vinho de mel, pois “vinho’ é produto da fermentação da uva (vinhas, vinhedo).

* O hidromel sofreu uma dura competição com o vinho nos países onde a uva podia ser cultivada, tornando-se quase que totalmente esquecido ao longo da bacia do Mediterrâneo. Somente nas regiões mais frias do Norte da Europa onde não se pode cultivar a vinha o hidromel continuou a ser consumido.

Com o advento do cultivo em larga escala da cana-de-açúcar no Novo Mundo, a partir do século XVI o mel passou a ser substituído pelo açúcar, com consequente decréscimo da produção de produtos apícolas em geral, mesmo, nos países onde não cresce a uva. Com as recentes descobertas da ciência do século XX, teve a apicultura mundial um renascimento e o hidromel ganha dia a dia seu lugar ao Sol.

*Os povos de língua inglesa chamam o hidromel de mead, palavra de origem sânscrita methus, mesma raiz para o grego. Ou seja é um velho conhecido.

*O Hidromel ainda é chamado em outras partes do mundo de;Methus, Med, Mjöd, Hidromel, Hydromel, Hidromiel

Algumas receitas de... e com hidromel:

Hidromel
 Existem diversas receitas de hidromel, mas esta é uma receita retirada de um livro de receitas de 1842, escrito à  mão, e traduzida no ‘Livro Mágico da Lua’, de D.J. Conway.

Ingredientes:
- 2kg de mel novo
- 50l de água
- 1 punhado de alecrim
- 1 punhado de tomilho
- 1 punhado de louro
- 1 punhado de roseira brava
- 2 ou 3 punhados de malte moído
- tostadas com levedura
- 45g de cravos
- 45g de noz-moscada
- 45g de macis
 
Procedimento:
Ferva o mel novo na água. Coe bem. Acrescente os punhados de alecrim, tomilho, louro e roseira brava. Ferva a mistura por uma hora, pondo-a em seguida num tonel com o malte moído. Mexa até estar tépido e coe num pano passado para outro tonel.

Espalhe um pouco de tostadas com levedura e despeje o líquido. Quando o hidromel estiver coberto de levedura, despeje em uma pipa. Amarre os cravos, os macis e a noz-moscada num saco e pendure na pipa. Feche a pipa por seis meses e engarrafe. Certifique-se de que todos os recipientes foram esterilizados antes do uso.

Hidromel
Receitas para Litha

Ingredientes
- 1 litro de chá mate
- 1 limão grande
- 1/2 copo de mel

Modo de fazer
Enquanto o chá estiver quente, adicionar algumas lascas de limão. Deixar esfriar e coar. Adicionar o mel e o suco de limão. Colocar gelo à vontade. É saudável e mata a sede.

Hidromel suave

- 1 litro de água, de preferência mineral (não deve ser da torneira)
- 1 chávena de mel
- 1 limão cortado
- 1/2 colher de chá de noz-moscada

Ferva todos os ingredientes. Enquanto ferve,
retire a "nata" com uma colher de pau. Quando não estiver mais a soltar "nata"
acrescente:

- Uma pitada de sal
- Sumo de meio limão

Coe e deixe ficar frio.
 
Hidromel com chá

Ingredientes:
- 1 litro de chá mate
- 1 limão grande
- 1/2 copo de mel
Modo de fazer:
    Enquanto o chá estiver quente, adicionar algumas lascas de limão.
    Deixar amornar e coar.
    Adicionar o mel e o sumo de limão.
    Colocar gelo à vontade.
 
Hidromel rápido
 
Para 2 Litros
  -1.2 kg de mel;
-2.5 l de agua mineral;
-2 c. de café de levedura de cerveja ou de padeiro; ou
-1/2 c de café de gengibre em pó;
-1/2 c de café de pimenta;
-1/2 c de café de cardamomo em pó;
-4 cravos-da-índia moídos;

No recipiente ferva o mel até ficar liquido e escoe-o.
Acrescente a água quente, dilui-lo bem e ferver outra vez até ele reduzir um quarto.
Quando estiver verta o todo para um jarro até ele ficar morno e acrescente a levedura tendo o cuidado de misturar bem. Meta todas as especiarias dentro de um saquinho de linho bem atado e largue-o dentro do jarro e cubra-o com um pano.
Meta em cima do radiador mesmo na cozinha mas tenha o cuidado de por de baixo do jarro um prato fundo para o caso de vir por fora. Ao fim de 2, 3 dias engarrafar e deixar em local fresco e escuro. Lembre-se que quanto mais tempo mais ele fica apurado.
 
  Hidromel Russo
 
 Ingredientes para 15 Litros de água:
 6 kg de mel,
3 c de levedura de cerveja,
15 g de canela,
15 g de cardamomo em pó,
25 g de gengibre.

Preparação:
Num recipiente bastante grande ferva o mel e escoe-o. Depois acrescente a agua as especiarias e deixe ferver até que o líquido tenha reduzido mais ou menos um quarto. Retire então o recipiente do lume e espere que amorne para acrescentar a levedura diluída em um pouco de água.
Deixe repousar uma noite ou um dia inteiro.
Depois escoe de novo e mude-o para um barril bem lacrado e deixe repousar desta vez por 15 dias num sítio fresco.
Passado 15 dias engarrafe o hidromel e guarde-o deitado num lugar fresco e espere 2 meses antes de o saborear.

Cocktail Gaulês:

Directamente no copo deite:
  - metade de cerveja preta
  - metade de hidromel

KIR Gaulês:

Directamente no copo deite:
Um terço de licor de groselha preta
Dois terços de hidromel

Grog Gaulês:

Ingredientes:
2/3 de agua
1/3 de hidromel
1 raspa de limão
1 c. de café de mel

Preparação: Ferva a agua e deite na caneca sobre o hidromel. Acrescente a raspa de limão e o mel.

Hidromel não alcóolico
Ingredientes:
1 Litro de Água pura.
1 Xícara de Mel Puro.
1 Limão fatiado.
½ Colher de chá de Noz-Moscada.
Sal.
Modo de Fazer: Ferva todos os ingredientes num recipiente de ágata. Enquanto ferve, retire a nata que se forma com o auxílio de uma colher de pau. Quando não estiver mais soltando essa nata, junte o seguinte: 1 Pitada de sal, o suco de meio limão. Coe e deixe esfriar.

Veja mais
»» Receitas mágicas, receitas encantadas