domingo

Os animais sagrados para os Celtas


Os animais sagrados para os Celtas

A cada conto, mito ou lenda, descobrirmos como a simbologia animal é muito forte entre os povos celtas. Os animais representam partes inconscientes de um poder mágico que nos revela qualidades sobrenaturais, possibilitando a comunicação entre os mundos. Os celtas, como animistas, acreditavam que todos os aspectos do mundo natural eram dotados de espíritos e entidades divinas, com as quais todos os seres humanos poderiam estabelecer contato.

No conto de "Culhwch e Olwen" há várias passagens que nos permitem observar como os animais míticos são consultados e, ao mesmo tempo, como eles carregam em si qualidades protetoras e amigáveis, atuando como emissários dos Deuses.

Cervo

O cervo era considerado pelos celtas como um guia para o outro mundo. simbolizava intuição, visão espiritual, companheirismo, honra, plantio, caça e colheita. Estava associado a Cernunnos, Deus da Natureza, que representava os animais, a fertilidade, virilidade e abundância.


Corvo

O corvo era ligado a coragem, a força, às guerras e a morte, porque se alimentava dos cadáveres nos campos de batalha, por isso era associado a Morríghan, deusa que representava justamente a guerra e a morte na mitologia celta. Os celtas achavam que Morrighan se transformava num corvo, para levar os guerreiros mortos para o outro mundo.


Cavalo

O cavalo representava grandeza, rapidez, força, estatus e era o companheiro ágil que ajudava nas conquistas, batalhas, caça, trabalho, etc. Era associado a Épona Deusa da Terra, também da fertilidade e dos cavalos. Épona foi adotada posteriormente pelos romanos, como protetora dos cavaleiros e dos animais.


Águia

A águia era considerada uma mensageira dos deuses. Uma ave sábia de visão aguçada e com magia, que transitava entre os dois mundos, o espiritual e o físico. Um dos animais preferidos dos druídas, sacerdotes celtas, simbolizava a clarividência e a elevação espiritual.


Puma

O puma simbolizava força, rapidez, mistério, silêncio, sobrevivência, um animal da noite, que representava ao mesmo tempo a sutileza e a inteligência. Respeitado pelos druídas, ele era considerado um animal de visão espiritual, inteligente e sorrateiro, capaz de entrar e sair nos lugares sem ser visto ou percebido.


Coruja

A coruja represenatava a sabedoria, a renovação, a magia e a capacidade de transformação, o lado oculto e misterioso do homem, a visão verdadeira da escuridão e do inconsciente. Símbolo da vigilância e da meditação, os poderes da coruja são atribuídos a Arianrhod, Deusa do Ancestrais Celtas, que através dos olhos da ave enxergava o subconsciente da alma humana.



Serpente

A serpente é um importante símbolo na mitologia da civilização celta. Sua imagem está muito presente em jóias e esculturas celtas encontradas em vários países da Europa. O animal simbolizava terra, energia espiritual, fortuna, astúcia, transformação, poder e cura por causa do seu veneno e o ciclo da vida por causa da sua mudança de pele.

Javali

O javali era é dos animais mais respeitados pelos celtas, principalmente pelos guerreiros, e como a serpente sua figura foi muito difundida em jóias, artefatos e até em armamentos. Simbolizava fortaleza, coragem, agressividade, riqueza, fertilidade, o poder masculino e a força do guerreiro. Alguns povos celtas colocavam o animal como um representante do outro mundo. O javali também era um prato muito apreciado nas grandes festas e banquetes celtas. Alguns povos celtas diziam que os javalis conduziam os guerreirois na grandes batalhas.

Peixes

Os peixes, principalmente o salmão estão relacionados a sabedoria e a conhecimento, diz a lenda que o salmão adquiriu sabedoria após comer nove avelãs que caíram no poço da sabedoria de nove árvores, e a primeira pessoa que comeria a carne fresca ganharia todo o conhecimento. Foi assim que Fion, pai de Oisín ganhou todo o seu conhecimento.

Animais domésticos

Os animais domésticos e selvagens tem uma forte ligação com o crescimento, a vitalidade, a força, movimento e crescimento, relacionado ao sustento de diversas tribos antigamente, através de carne, ossos e pele. Representando também uma conexão com terra e céu, estão ligados a vários Deuses, promovendo a busca de segredos e sabedoria ancestral.  Em cada animal existe um atributo especifico, que deve ser respeitado e venerado através de rituais ou cerimonias.

Aves

As aves estão relacionadas ao céu, são percebidas como um elo entre o mundo físico e espiritual. Podem trazer mensagens ou ser uma mensagem, carrega em si divinação, magia e profetismo.

Enfim, há uma infinidade de animais descritos nos contos e nos mitos celtas que nos leva a uma profunda ligação com a natureza, descritos empiricamente na iconografia ou nos símbolos celtas, que reforçam o respeito entre o mundo natural e o sobrenatural, além da conscientização de toda a sua sacralidade...


Sem comentários:

Enviar um comentário