quinta-feira

Superstições Japonesas


Superstições Japonesas

O Japão é um país com muitas superstições. Algumas delas nos parecem estranhas, mas as nossas superstições também devem parecer estranhas para eles...

Veja algumas superstições:

Número do azar
A pronúncia do "4" é shi, em japonês, que é a mesma pronúncia para a palavra morte. "9" é pronunciado como ku, mesma pronúncia da palavra dor. Hospitais e hotéis geralmente não têm o quarto e o nono andar.
Portanto, não se deve presentear nada ligado a esse número ou composto por 4 itens.
Outros números na mira dos japoneses:

9 - Sua pronúncia “ku” que significar agonia ou tortura.

42 - significa morrer se for pronunciado separadamente (shi-ni).

420 - significa espírito se for pronunciado separadamente (shi-ni- rei).

Nunca passe comida de seu hashis para os de outra pessoa.
Após a cremação, em um funeral japonês, os parentes costumam utilizar os hashis para passar os ossos do falecido uns para os outros. Em uma casa japonesa isso é muito respeitado.

Horário para estrear calçados
Calçados novos devem ser usados pela primeira vez, pela manhã. Se não puder evitar de estreá-los à noite, faça-o depois de colocá-los sobre o fogo ou passar saliva nas solas ou calçá-los no banheiro.

Tipos sanguíneos e a personalidade
Um assunto que os japoneses não deixam de lado é o tipo sanguíneo. Assim como muitos brasileiros acreditam em horóscopo, os japoneses acreditam que o tipo sanguíneo influencia na personalidade da pessoa.
Atualmente, a maioria dos psicólogos e médicos dizem que essa pesquisa estava errada. No entanto, muitas pessoas ainda acreditam nela.
Tipo sanguíneo A: pessoa diligente, metódica, estável e nervosa.
Tipo sanguíneo B: pessoa que tem originalidade, mas é volúvel.
Tipo sanguíneo AB: pessoa sociável e sensível.
Tipo sanguíneo O: pessoa firme e determinada

Enfiar os talhares japoneses (hashis) em uma tigela de arroz.
Além de ser delito de etiqueta gastronômica dos mais graves, ainda é uma provocação ao outro mundo. Isso porque, no Japão, os hashis são cravados na tigela de arroz somente em uma situação: para deixar o arroz no altar em oferenda aos mortos.

O que traz SORTE?
1 - Comida especial de ano novo
Se comer mochi (bolinhos de massa de arroz) ou osechi ryori (prato especial de ano novo) no ano novo, terá longevidade.
2 - Atentos a sopa e chá
Se os talos ou as folhas de chá flutuarem verticalmente, terá sorte. Difícil acontecer..
3 - Pele de cobra dá sorte
Se encontrar uma pele de cobra durante um passeio no campo, guarde na carteira. Traz sorte e fortuna. Só tome cuidado e veja se a cobra não está por perto.
4 - Cocô de passarinho..
Acredita-se que se um passarinho fizer cocô em sua cabeça terá sorte...Apesar do inconveniente.

O que traz AZAR?
1 - Matar uma aranha à noite dá azar
Você pode perder todo o dinheiro que possui. Como a população é muito ligada aos bens materiais, respeitam esta crendice.
2 - Não pise nas bordas do tatame
Traz azar pisar nas bordas. Estique mais o pé e evite este local!
3 - Não corte as unhas de noite
Se cortar a unha à noite, não poderá ver os pais quando morrerem.
4 - Cuidado com o carro fúnebre
Se passar um carro fúnebre por perto, esconda o polegar para não acontecer nada ruim com os pais.
5 - Não deixe sobrar arroz no prato
Poderá ficar cego!

Amuletos da Sorte
O daruma é um dos mais populares talismãs de sorte no Japão. Vendido em festivais religiosos e feiras, esse boneco representa o Bodhidharma. Quando golpeado em qualquer de seus lados, o boneco balança e volta a sua posição inicial, ou seja, de pé. Por isso é chamado de okiagari koboshi (boneco que sempre fica em pé), e é um símbolo de perseverança, flexibilidade e determinação. Um provérbio japonês é intimamente associado ao daruma: “Nana Korobi Yaoki” (Caia sete vezes, levante oito).
O daruma é essencialmente um boneco de desejos. Vem com os olhos em branco, porque o costume é pintar uma pupila, quando fizer um desejo, e então quando o desejo se realizar, a outra pupila é adicionada. Até que o desejo se torne realidade, o daruma é colocado em algum local alto na casa, tipicamente fechado com outros pertences significativos, como o butsudan (oratório budista familiar).
Entre os mais conhecidos talismãs (engimono) está o manekineko, um gato com uma pata levantada. Esta figura é vista no Japão como símbolo de boa sorte, acenando para a prosperidade e sucesso nos negócios, com a sua pata curvada.

Obs.: Atualmente eles são fabricados em variedades, como cores diferentes para justificar um desejo específico (preto para proteção; rosa para o amor; dourado para dinheiro; vermelho para saúde; o gato manchado dá boas-vindas aos clientes e traz sucesso empresarial e felicidade pessoal). Além das cores, existem os gatos com a pata esquerda ou direita levantada. Dizem que a pata esquerda atrai riqueza e bens materiais; e a pata direita atrai a pessoa amada ou ajuda a encontrar um grande amor. Mas, apesar dessas inúmeras versões sobre cores e patas, até hoje nenhuma é realmente considerada verdadeira.

Sem comentários:

Enviar um comentário