quinta-feira

Superstição do trevo de 4 folhas


Superstição do trevo de 4 folhas

O número quatro é considerado mágico em muitas culturas, por vários motivos: são quatro os pontos cardeais, as estações do ano, os elementos alquímicos (terra, ar, fogo e água) e as fases da Lua. Quatro são as letras do nome de Deus (YHVH, Javé) entre os hebreus; número também dos evangelistas e dos braços da cruz, entre os cristãos. “Por fim, a soma dos quatro primeiros números resulta em dez, símbolo de completude sagrado para os pitagóricos e, claro, base do sistema decimal”, afirma o filósofo Mário Sérgio Cortella, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), especialista em religiões.
Um símbolo mágico, sinônimo de boa sorte e fortuna:
Por séculos, possuir um destes era considerado ter uma grande quantidade de poder para proteger contra o mal e maus presságios. Encontrar um trevo de quatro folhas a caminho da sala de bingo poderia ser um bom sinal de uma noite cheia de prêmios e boa sorte. 

Origens
Muitas culturas acreditavam no poder mágico do trevo de quatro folhas através dos tempos. No Antigo Egito era costume dar um trevo de quatro folhas para abençoar a união de um novo casal, como símbolo de amor eterno. As crianças carregavam trevos como um talismã para proteger do mal. Mas por que um trevo de quatro folhas?

O que faz de um trevo de quarto folhas tão especial é sua raridade. Cientistas o classificaram como uma mutação genética. O trevo de quatro folhas só é possível graças a uma anomalia genética. Na verdade, é estimado que as chances de se encontrar um trevo assim são de 1 em 10,000. Se pensar desta forma, então você saberá que é muito sortudo por encontrar um por acaso. É como ganhar na loteria. Sua raridade é agora considerada na botânica como uma espécie em extinção.

De um ponto de vista simbólico, há uma lenda antiga que dá um significado divino ao trevo de quarto folhas. De acordo com essa história mística, o trevo de quatro folhas era uma planta que crescia em abundância no Paraíso, onde Adão e Eva viviam. Depois de serem banidos do Éden, Eva levou um pequeno trevo com quatro pétalas, para ajudar sua revelação diante de seus olhos, demônios invisíveis, seres malignos que de outro modo ela não conseguiria ver. Este trevo deu proteção a ela e uma benção, quando encarasse os terrores do mundo. Mais tarde, depois da vinda do Cristo, foi dado o simbolismo da Cruz Sagrada, como um símbolo de natureza, bênçãos com amor e prosperidade.

Cada folha do trevo simboliza alguma coisa especial:

* A primeira é pela esperança
* A segunda é pela fé
* A Terceira é pelo amor
* A quarta é pela sorte

Se você é sortudo o bastante para encontrar um ao acaso, guarde em sua carteira e ele trará prosperidade econômica. Se colocar em seu sapato, irá sempre ajudar a encontrar o caminho certo. É muito importante lembrar de nunca passar um trevo de quatro folhas adiante. “ Se o destino deu para você, e se você desprezá-lo, dando ou jogando fora, irá se virar contra você”. Se levar para a sala de bingo, certamente será um aliado poderoso. Você deve esfregar o trevo em cada cartela de Bingo que comprar.

Sem comentários:

Enviar um comentário