Anjos,
Querubins & Serafins
1-ANJOS
Seres celestiais mais elevados do que o homem em
dignidade, Sl 8.6; Hb 2.7, que não se casam nem se dão em casamento, Mt 22.30.
Pela sua natureza, são chamados filhos de Deus, pelo menos em poesia, Jó 1.6;
37.7, e pelo seu caráter, são chamados santos, Jó 5.1; Si 89.5,7. O seu oficio
é determinado pela palavra anjo. Em outros livros da Bíblia, há indícios de
duas categorias de anjos em oficio e dignidade, como sejam os arcanjos (chefes)
e outros de inferior posição, 1Ts 4.16; Jd 9. Estas duas classes não são as
únicas. Há os anjos caídos e os que não caíram; há tronos e domínios,
principados e potestades, Rm 8.38; Ef 1.21; 3.10; Cl 1.16; 2.15. Querubins e
Serafins, todos os quais parecem pertencer à classe angélica.
As forças inanimadas da natureza pelas quais se
opera todo o movimento econômico do universo são mensageiros de Deus, Sl 104.4.
A pestilência e a morte, quando obedecem a atos especiais do governo divino,
são representadas como operando sob a direção dos anjos, 2Rs 24.16; 19.25; Zc
1.7-17. Escapando à vista humana, acampam-se a roda dos que temem a Deus, Sl
34.7; Gn 28.12; 48.16; 2Rs 6.17; Is 43.9.
O Anjo do Senhor apareceu em forma humana a Abraão,
a Agar, a Ló, a Moisés e a Josué; aos israelitas em Boquim, a Gideão e a Manoé.
Um anjo do Senhor apareceu a Elias e a Daniel. Os anjos ocupam lugar saliente
na história de Jesus, anunciando o seu nascimento e o de seu precursor,
proclamando o seu advento aos pastores, servindo-o depois de sua vitória no
deserto e de sua angústia no jardim, Lc 22.43, Foram ainda os anjos que deram
as boas novas aos discípulos na ressurreição e ascensão. Um anjo assistiu a
Pedro, outro a Paulo.
Alguns destes mensageiros de Deus são conhecidos
pelos seus nomes, como Gabriel, Dn 8.16; 9.21; Lc 1.19,20: e Miguel, Dn
10.13,21; Jd 9; Ap 12.7. Há alguns anjos, enviados a executar ordens divinas,
que são chamados Anjo do Senhor, 2Sm 24.16: 1Rs 19.5-7. Também se
menciona um anjo, que em certas circunstâncias parece ser distinto de Jeová e
que, no entanto se identifica com ele, Gn 16.10,13,14,33; 22.11,12,15,16;
31.11,13; Ex 3.2,4; Js 5.13-15; 6.2; Zc 1.10-13: 3.1,2. Assim, em Gn 32.30, se
menciona um anjo em que se revelava a face de Jeová que tinha o nome de Jeová,
e cuja presença equivalia a presença de Jeová, Gn 22.11; Ex 32:14: 33.14; Is
63.9. O anjo do Senhor aparece como uma manifestação de Jeová, um com ele e,
todavia diferente dele.
2-QUERUBINS
Nome do guardião que o Senhor pôs à entrada do Éden
para impedir que nossos primeiros pais se aproximassem da árvore da Vida,
depois de serem expulsos do Paraíso, Gn 3.24. Quando se construiu a Arca para o
Tabernáculo, foram trabalhados dois querubins, feitos de puro ouro, e colocados
sobre a arca com as faces voltadas um para o outro, e cobrindo-a com as asas
estendidas, Ex 25.18-20; 37.7-9.
Simbolizavam a presença de Jeová, cuja glória se
manifestava entre eles, Lv 16.2, e que habitava no meio de seu povo, estando
presente no tabernáculo para receber a sua adoração, Ex 25.22; Lv 1.1. Há
freqüentes referências à habitação de Jeová entre querubins, Nm 7.89; 1Sm 4.4;
2Sm 6.2; 2Rs 19.15; Sl 80.1; 99.1; Is 37.16. As cortinas do Tabernáculo eram
bordadas com as figuras de querubins, Ex 26.1.
No oráculo do Templo foram postos dois gigantescos
querubins de quase seis metros de altura, cujas asas estendidas tinham igual
comprimento à altura. Eram feitos de pau de oliveira e cobertos de ouro, 1Rs
6.23-28; 8.7; 2Cr 3.10-13; 5.7,8; Hb 9.5.
As paredes do Templo eram esculpidas em roda de
entalhes e molduras, com querubins e palmas, 2Rs 6.29, Em um poema, Davi
representa Jeová montado sobre querubins e voando sobre as asas dos ventos, 2Sm
22.11; Sl 18.10. Ezequiel teve uma visão de querubins perto do rio Cobar, cada
um deles tinha quatro faces e quatro asas, Ez 10.1-22; comp. 9. 3. Os quatro
querubins parecem ser idênticos às criaturas que ele viu, cada uma com quatro
faces com rosto de homem, rosto de leão, rosto de boi e rosto de águia, cp.
1.5-12; com 10.20,21.
Estes querubins sustentavam o trono de Jeová,
1.26-28; 9.3. Finalmente, o apóstolo João descreve no Apocalipse quatro animais
com rostos semelhantes aos já descritos, Ap 4.6-9. Em toda a Bíblia os
querubins são apresentados como seres, entes animados, com a inteligência de
homem, com a força do boi, com a coragem do leão e com movimentos livres como a
águia para dominar o espaço. Eles representam uma ordem de anjos.
3-SERAFINS
Nome de entes celestiais que estavam à roda do trono
de Deus, na visão de Isaías. Cada um deles tinha seis asas: com duas cobria a
face, e com outras duas cobriam os pés e com duas voavam. E clamavam um para o
outro, e diziam: “Santo, Santo, Santo, Senhor Deus dos Exércitos cheia está toda
a terra da sua glória”, Is 6. 2,3.
Tendo o profeta confessado ser homem de lábios
impuros, um dos serafins voou para ele levando na mão uma brasa viva, que havia
tomado do altar com uma tenaz, e tocou com ela a boca do profeta dizendo: “Eis
aqui tocou esta brasa os teus lábios, e será tirada a tua iniqüidade, e lavado
será o seu pecado”.A Escritura nada mais diz a respeito de serafins, senão o
que se contém nesta passagem. Quem eram eles? Os serafins eram uma ordem
superior de anjos, segundo o entendimento dos judeus.
Fonte: Dic. Bíblia John Davis
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