Anjo do Senhor, Teofanias
“Um estudo de teofanias
nas Escrituras”
Callum Beck, Tradução de
R.G.
I
O Anjo do Senhor (lit. JEOVÁ) que aparece em diversas passagens do
Novo testamento é comparado com, e no entanto diferenciado, de JEOVA. A
passagem que melhor descreve esta relação encontra-se em Isaías 63:8-9, onde
Deus é chamado de Salvador de Israel, mas é o Anjo da Sua presença que salva
Israel. Este Anjo de Deus é geralmente visto pelos pais da Igreja como Logos ou
a Palavra de Deus (João 1:1), aquel que declarou Deus e cuja glória nós vimos
(João 1:14, 18; cf João 12:45; 14:9; II Corintios 4:4-6; Colossenses 1:15; 2:9;
Hebreus 1:3).
Veja-se E.W. Hengstenberg, Cristologia do Velho
Testaento, pp.80-91, 1279-1312, para uma discussão profunda do assunto.
Segue uma lista de versiculos onde este Anjo/Logo
aparece:
Genesis 16:7-14; 21:17-19; 22:1-2, 11-18; 31:11-13
com 28:13 35:1,3,7,15; 48:15-16
Exodo 3:1-6; 13:21-22; 14:19 & Numeros 20:16;
23:20-23. Cf Actos 7:30-38
Números 22:21-35. Cf 22:9,20; 23:3-5, 15-16;
24:2,4,16
Juizes 2:1-5; 6:11-24; 13:2-23
Isaias 63:8-9
Oseias 12:3-5. Cf Genesis 32:24-30
Zacarias 1:7-12; 2:3-5, 8-11; 3:1-10; 12:8
Malaquias 3:1 (mensageiro da aliança=anjo da
aliança)
Este Anjo/Logos é primeiramente chamado de JEOVÁ
(Malak Yahweh), mas também é referido com Anjo de Deus (Elohim), o Anjo, o meu
Anjo e um Anjo. Por vezes, no entanto, essas expressões são utilizadas em
outras figuras (Exodo 32:34-33:4; Eclesiastes 5:6; Malaquias 2:7; 3:1 “o eu
mensageiro”) , e por vezes não é certo se se pretende referir ao Logos ou a um
anjo normal (Genesis 24:7,40; Juizes 5:23; II Samuel 24:16-17; I Reis 19:5-7;
II Reis 1:3,15; 19:35; I Cronicas 21:11-30; II Cronicas 32-21; Salmos 34:7;
35:5-6; Isaias 37:36; Daniel 6:22)
II
O Logos também apareceu no Venho Testamento em
várias formas humanas (Génesis 18:1-19:22; 21:1 com 18:10; 32:24-30; Possua
5:13-6:2; Ezequiel 1:25-2:4; 8:1-4; Daniel 3:25,28; 8:15-16; 10:5-9,16-11:1;
12:6-9; Zacarias 11:4-17; 13:7). O homem que lutou com Jacob (Génesis 32:24-30)
é especificamente chamado de “o Anjo...até JEOVÁ” em Oseias 12:3-5, o
comandante do exército do Senhor (Josué 5:14) é quase certamente o anjo de
Êxodo 23:20-23 & Números 22:21-35, e provavelmente todas as figuras que são
referidas como o Anjo do Senhor.
III
Também existem outras teofanias, ou manifestações de
Deus, no Velho Testamento. Essas não estão associadas a qualquer forma
angelical ou humana em particular. Veja-se por exemplo:
Génesis 12:7; 17:1-22; 26:2,24; 28:13-17; 35:1,9
Êxodo 19:3,8-25; 20:18-22; 24:1-2,9-18; 29:42-46;
31:18; 32:30-34:11; 34:29-35; 40:34-35
Números 1:1; 9:15-23; 11:16-17,24-25; 12:4-10;
14:10-14; 16:42; 20:6-7
Deuteronómio 1:30-33; 4:10-15,32-37; 5:4-5,22-27;
33:2; 34:10
Job 38:1; 42:5
Isaías 6:1 com João 12:39-41
Ezequiel 1:1; 3:23-24; 9:3-4; 10:1-4,18-20;
11:22-23; 43:1-7; 44:4; 48:35
Amós 9:1
Mais uma vez parece que em muitos desses casos, se
não mesmo em todos, Deus apareceu na forma do Seu Anjo. Isto é certo no caso da
teofania a Jacob em Betel, pois em Génesis 31:11-13 o Anjo do Senhor diz que
Ele é o Deus de Betel a quem Jacob tinha feito um voto em Génesis 28:18-22.
Também parece que a presença (literalmente “face”) de JEOVÁ em Êxodos 33:14-15
é outro titulo para o Anjo de Êxodo 23:20-23, pois ambos desenvolvem o mesmo
trabalho de liderar Israel para a terra prometida (cf Deuteronómio 4:37). Mais
evidências deste facto vêm da expressão “Anjo da Sua Presença” (lit. “face”).
Parece ter sido formado por conjugação de dois nomes e sugere que o profeta
inspirado equacionou a “face de JEOVÁ” com “o Anjo em quem está o nome do
Senhor (Êxodo 23:21).
IV
A escritura declara que nenhum homem viu ou pode ver
Deus (Êxodo 33:20, João 1:18; 5:37; I Timóteo 6:16; I John 4:12,20), excepto, é
claro, Jesus (João 6:46). Porém, temos muitas aparições de Deus no Velho
Testamento, conforme já referimos e a declaração expressa de Jesus de que
aquele que o viu também viu o Pai (João 1:18; 12:45; 14:9). João 12:38-41
expressamente identifica Deus com Jesus em Isaías 6:1. A única conclusão lógica
que pode ser retirada de tudo isto é que Jesus, na sua forma pré-encarnada como
a Palavra = Logos, também desenvolveu o trabalho de revelar Deus ao Homem no
tempo do Velho Testamento. O Logos manifestou-se a si próprio na forma do Anjo,
algumas vezes como figura humana, algumas vezes na natureza (Êxodo 13:21;
20:18-22), e algumas vezes de forma não identificada (e.g., Génesis 17:1,22;
35:9). Porque o Logos é ao mesmo tempo com Deus e é Deus (João 1:1), também
pode ser verdade, simultaneamente, que o Homem no Velho Testamento viu Deus e
que nenhum homem viu Deus em qualquer altura. Outros aspectos a realçar é que
parece que apenas Moisés, de todos os profetas, viu o Pai, embora não
literalmente face a face (Êxodo 33:18-23; 34:5-7,29; Números 12:6-8;
Deuteronomyio34:10); e no tempo que está para vir nós veremos Deus como Ele é
(Job 19:25-27; Salmos 11:7; 17:15; Mateus 5:8; I John 3:2; Apocalipse 22:4).
Estudo Especial de Daniel
1-O Anjo/Palavra é manifestado como:
1- Um como o
filho dos deuses = O Seu anjo - 3:25,28; 6:22.
2- O Príncipe
Celestial - 8:11,25; cf Josué 5:14.
3- Um Santo
falando - 8:13-14; cf 12:6-7.
4- Com a
aparência de um homem= um homem vestido com linho - 8:15-16; 10:5-9,16-19;
12:6-7; cf Ezequiel 9-10.
5- O grande
Senhor de Daniel - 10:17 (ver C. 4 abaixo).
6- O Messias
a) Um como o
filho do Homem 7:13-14
b) Principe
(nagid) / Ungido 9:24-25
2-Miguel é manifestado como:
1- Parte do
fiel Anfitrião Celestial - 8:10-12
2- Um dos
Príncipes Principais (sar) - 10:13.
3- O Príncipe
de Israel (sar) - 10:21; 12:1; cf Judas 9 & Apocalipse 12:7.
3-Gabriel é manifestado como:
1- Parte do
Fiel Anfitrião Celestial - 8:10-12.
2- Um santo
que questionou o Anjo - 8:13-14; cf 12:6-7.
3- O Anjo de
Interpretação - 7:16; 8:16-19; 9:21-22; 10:10-15,20-11:1; 12:8-9. Ele entregou
as revelações em 7:17-27; 8:19-26; 9:22-27; 11:2-12:4; 12:9-13.
4- Senhor
menor de Daniel – 10:16b-17,19b; 12:8
5- Um dos
anjos pelo rio – 12:5-6
4-Nota sobre a batalha espiritual:
O Príncipe de Israel, Miguel, teve em batalha
como Príncipe da Pérsia no primeiro ano de Dário, o Medo (11.1). Gabriel foi
enviado para “confirmar e fortalecer Miguel (11.1) em resposta à oração de
Daniel (cf. Capítulo 9, especialmente v. 23). O seu apoio, pela análise de 9.1.
e 9.20-23 pareceu, primeiramente, destinado a ajudar Daniel a ter entendimento
sobre a visão, que neste caso envolveu a entrega da profecia messiânica à
humanidade.
Parece que Gabriel ficou sozinho a batalhar os Reis
da Pérsia (10:13,21). Daniel orou por ajuda para perceber outra (10:1-3,12),
mas o Príncipe da Pérsia está a evitar que Gabriel chegasse através de Daniel
(10:12-13). Deste modo, Miguel veio para a ajuda de Gabriel (10:13), libertando-o
de modo que ele pudesse dar a Daniel entendimento do que iria acontecer ao seu
povo nos últimos dias (10:14).
Dois pontos de interesse. Primeiro, o que acontece
na terra (oração) move forças celestiais na batalha contra os principados e
poderes, e eles, em volta, ministram aos homens (no livro de Daniel
primeiramente através de dando entendimento sobre eventos futuros ao povo de
Deus e o seu Messias). Em segundo lugar, Gabriel, que é um dos principais
guerreiros de Deus contra as forças demoníacas, também tem conhecimento do
poder futuro deles e da sua final destruição. Isto deve ter sido de grande
consolação para ele à medida que se preparava para uma batalha futura contra os
inimigos de Deus.
Estudo Especial em Ezequiel:
1-O Anjo/Palavra
1-Visões
de Deus – 1:1; cf 8:3; 11:24; 40:2.
2- Glória
de Jeová - 3:23; 8:4; 9:3; 10:4, 18-20; 11:22-23; 43:1-7; 44:4.
3-Uma semelhança como um homem - 1:25-2:4; 8:1-4; 10:20.
4- O Messias
(?) Príncipe (nasi) - - 44:2-3, etc. (17 vezes em Ezequiel 44-48); cf 34:24
& 37:25.
Repara que, a Glória de Jeová e o ser que parece como um homem, estão de
facto na mesma figura. Compara 10:20 com 1:26-28
2-Duas figuras importantes:
1- O homem em
Linho Branco - 9:2-4,6,11; 10:2-3,6-7.
2- Homem cuja
aparência era como bronze, o qual guia Ezequiel na volta ao Templo 40:3-4;
42:6; 44:1,4; 46:19-47:12.
3-Anjos
1- Os quatro
seres viventes = Querubim 1:5-25; 10:1-22.
2- Os seis
anjos destruidores - 9:1-7.
O Anjo no Novo Testamento
Não há menção do Anjo do Senhor nos Evangelhos ou
nas Epístolas e apenas uma referencia história em Actos (7:38). É necessário
perguntar porque razão uma figura tão destacada no Velho Testamento desaparece
subitamente no Novo. A resposta é clara, não desapareceu. Apenas assumiu uma
diferente forma. Na Nova Aliança o Anjo do Senhor incarnou como Jesus, o
Messias. Todos os atributos e trabalho antes descritos como sendo do Anjo são
agora encontrados em Cristo. Através de ambos Deus desenvolve as suas tarefas
de redenção, julgamento e revelação. E não são ambas as pessoas justamente
descritas na expressão do escritor de Hebreus: “o brilho da Sua Glória e a
própria imagem da Sua substância”.
No entanto, o Anjo/Logos reaparece no último livro
do Novo Testamento e aqui revela-se em toda a sua glória (Apocalipse 1:10-4:1;
14:14-16(?); 19:11-21; 22:7,12-20). João equaciona-o, claramente, com as
figuras em Ezequiel e Daniel que tinham a aparência de um homem. Mais à frente
é designado como a Palavra de Deus (19:13), o Filho de Deus (2:18), e como
aquele que estava morto e que vive para sempre. Se fosse necessária qualquer
outra prova que o Anjo do Senhor é o Logos na sua forma pré incarnada, isto
seria suficiente. A descrição de João de “um como o filho do homem” também
esclarece que o Anjo é uma pessoa divina – pois ele, como o Pai (1:8), é o Alfa
e o Ómega, o Principio e o Fim (22:13).
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